A Itália e a Inglaterra têm sido fustigadas por sucessivas lesões que antecedem o arranque do Europeu. Contudo, os finalistas da última edição da prova, não são os únicos afetados. Portugal perdeu Otávio (Al-Nassr), entretanto substituído na convocatória por Matheus Nunes (Manchester City).
Corpo do artigo
O Campeonato da Europa de futebol, que se realiza na Alemanha, de 14 de junho a 14 de julho de 2024, já está a ser marcado pelas muitas lesões de jogadores importantes que têm obrigado os selecionadores a fazer alterações relativamente àquelas que eram as escolhas iniciais. Muitas seleções, incluindo Portugal, têm-se debatido com estes sucessivos problemas.
O calendário atual, cada vez mais sobrecarregado, leva os futebolistas a ter mais jogos disputados por temporada e a um tempo de descanso que não é o ideal nem o recomendado. O crescimento do número de partidas, aliado a um menor tempo de recuperação entre elas, reflete-se a nível físico e mental nos jogadores, o que leva a um maior risco de contrair lesões.