F. C. Porto e Benfica integram o pote dois do sorteio do Mundial de Clubes, que se realiza na quinta-feira às 18 horas. Dragões enfrentam um dos "históricos" sul-americanos, Palmeiras, de Abel Ferreira. Já as águias vão medir forças com um dos "tubarões" europeus.
Corpo do artigo
O primeiro grupo integra os quatro emblemas europeus (City, Real Madrid, Bayern e PSG) e os quatro sul-americanos (Flamengo, Palmeiras, River Plate e Fluminense) com melhor posição no ranking das suas confederações. O segundo pote é composto pelos restantes oito conjuntos da UEFA, onde se inserem o F. C. Porto e Benfica.
Um dos vários condicionalismos do sorteio restringe o leque de conjuntos que dragões e águias enfrentam, logo em relação ao pote dos melhores classificados.
Segundo a FIFA, "as equipas da UEFA na posição 5 a 8 (pote 2), vão calhar num grupo com as equipas da CONMEBOL 1 a 4 (pote 1), enquanto as equipas da UEFA 9-12 (pote 2) vão ficar num grupo com as equipas da UEFA 1 a 4 (pote 1)". Ou seja, os dragões (8º) enfrentam um dos clubes do leque de sul-americanos (Flamengo, Palmeiras, River Plate ou Fluminense), enquanto as águias (10º) se cruzam com os representantes europeus (Manchester City, Real Madrid, Bayern Munique ou PSG).
A organização fixou ainda que os grupos não devem ter mais de uma equipa da mesma Confederação, à exceção da UEFA que, com 12 participantes em 32, terá necessariamente que ter duas equipas em quatro dos oito grupos.
Da conjugação destes condicionalismos, o F. C. Porto que cruza com um dos sul-americanos do grupo 1 irá fugir ao Botafogo de Artur Jorge que, pela mesma lógica, pode cair no lote dos encarnados.
A organização revelou que o Inter Miami e os Seattle Sounders (dois representantes da MLS) serão colocados na quarta posição dos grupos A e B. A competição, que terá início a 15 de junho no Estádio Hard Rock, em Miami, e com a presença do Inter de Leonel Messi, terá oito grupos de quatro equipas. No mesmo, dia a equipa do estado de Washington jogará no Lumen Field, em Seattle.
O formato da competição prevê que os dois primeiros de cada grupo sigam para os oitavos de final (16 equipas) com o torneio a avançar num modelo de eliminação direta.
Pote 1 Manchester City (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Bayern Munique (Alemanha), PSG (França), Flamengo (Brasil), Palmeiras (Brasil), River Plate (Argentina) e Fluminense (Brasil).
Pote 2 Chelsea (Inglaterra), Borussia Dortmund (Alemanha), Inter (Itália), F. C. Porto (Portugal), Atlético Madrid (Espanha), Benfica (Portugal), Juventus (Itália) e Salzburgo (Áustria).
Pote 3 Al Hilal (Arábia Saudita), Ulsan HD (Coreia do Sul), Al Ahly (Egito), Wydad AC (Marrocos), Monterrey (México), Club Léon (México), Boca Juniors (Argentina) e Botafogo (Brasil).
Pote 4 Urawa Red Diamonds (Japão), Al Ain (Emirados Árabes Unidos), Espérance Sportive de Tunisie (Tunísia), Mamelodi Sundowns (África do Sul), Pachuca (México), Seattle Sounders (EUA), Auckland City (Nova Zelândia) e Inter Miami (EUA).