O director-desportivo do Benfica, Rui Costa, foi, esta terça-feira, suspenso por um mês pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (CD), na sequência de incidentes ocorridos no jogo com o Beira-Mar, realizado anteontem, na Luz.
Corpo do artigo
Para além do castigo de um mês, o dirigente vai ter ainda de abrir os cordões à bolsa para pagar uma multa de mil euros. Em todo o caso, a CD estabeleceu a pena mínima, pois o quadro legal prevê a possibilidade de afastamento até um ano e uma coima de dez mil euros.
A arbitragem do madeirense Elmano Santos durante a vitória com os aveirenses, não agradou aos responsáveis da águia, especialmente o golo mal anulado a Pablo Aimar, no final da primeira parte. O médio argentino cobrou um livre indirecto à entrada da área na direcção da baliza de Rui Rego. Pelo caminho, a bola bateu num defesa auri-negro e enganou o guardião, que não conseguiu defender. O árbitro entendeu que o esférico não tocou em ninguém e, por isso, invalidou o lance.
O artigo 109º do Regulamento Disciplinar, que sanciona o Administrador da SAD, relaciona-se com a "lesão da honra e reputação" a um vasto quadro de agentes desportivos - membros dos órgãos da estrutura desportiva, equipa de arbitragem, dirigentes, jogadores entre outros - facto que indicia a crítica a um dos elementos da equipa de arbitragem.