Ministro garantiu a atribuição de 65 milhões de euros ao Comité Olímpico Português e que a verba já estava orçamentada e alocada ao IPDJ para os próximos quatro anos.
Corpo do artigo
Fernando Gomes, presidente do COP, mostrou preocupação com 65 milhões de euros adicionais ao orçamento do Estado e a validade dessa verba após a tomada de posse do novo executivo. Mas Pedro Duarte assegurou que essas verbas estão alocadas para os próximos quatro anos. “A garantia está dada na medida em que há uma decisão tomada em Conselho de Ministros. A verba está orçamentada e alocada no IPDJ para poder ser executada de acordo com o protocolo assinado com o Comité Olímpico e o Comité Paralímpico. Ela só não terá vencimento se o governo seguinte revertesse essa decisão e andasse para trás. Espero que isso não aconteça, independentemente de quem for o próximo governo”, explicou.
O Ministro aproveitou para sublinhar a mudança e a aposta no desporto em geral. “É um investimento único e percebo a surpresa e a apreensão de alguns agentes desportivos, porque o país não estava habituado a algo desta natureza. Mas relembro que o aumento do orçamento e não estamos a falar destes 65 milhões que são para aplicar em quatro anos, mas apenas o investimento para 2025 significou um aumento de 46 por cento no setor do desporto do nosso país em dinheiros públicos. É uma aposta claríssima numa prioridade que assumimos no desporto. Espero que semente que se deixou não seja possível de ser destruída”, sustentou.