Atletas olímpicos da Palestina foram recebidos com gritos “Libertem a Palestina”, no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, onde aterraram esta quinta-feira.
Corpo do artigo
A receção aos atletas da Palestina que vão competir nos Jogos Olímpicos de Paris2024 teve uma forte carga política, com várias pessoas presentes no aeroporto Charles de Gaulle a entoarem cânticos apelando à libertação da Palestina, na sequência do conflito armado que perdura entre Israel e o Hamas.
De recordar que, na quarta-feira, o jogo do torneio de futebol entre Israel e o Mali (1-1), disputado no Parque dos Príncipes, ficou marcado pelos protestos dos adeptos presentes no estádio, que vaiaram o hino israelita e gritaram repetidamente "Libertem a Palestina". O encontro foi vigiado por cerca de mil agentes da polícia.
Citado pela agência Associated Press, o nadador Yazan Al Bawwab lembrou que “França não reconhece a Palestina enquanto país, pelo que aqui estou para erguer a nossa bandeira”. ”Não somos tratados como seres humanos mas, quando vamos praticar desporto, as pessoas percebem que somos como elas”, acrescentou o atleta, de 24 anos.
O lutador Omar Ismail, os nadadores Yazan Al Bawwab e Valerie Tarazi, o judoca Fares Badawi, o pugilista Wasim Abusal e o atirador Jorge Antonio Salhe são os seis atletas que vão representar a Palestina nos Jogos Olímpicos de Paris2024.