No total, os três grandes têm 33 futebolistas emprestados, mas são poucos aqueles que têm justificado um regresso à origem.
Corpo do artigo
No Sporting, Sporar tem sido um dos atletas com melhor rendimento e já leva seis golos pelo Middlesbrough, tendo o estatuto de melhor marcador da equipa do segundo escalão inglês. O avançado esloveno até poderá ficar em Inglaterra, porque o contrato de empréstimo contempla uma opção de compra obrigatória de 8,5 milhões de euros se a equipa subir à Premier League ou caso o jogador aponte 15 golos.
No lado do F. C. Porto, o maior destaque passa por Nakajima, que em 11 jogos pelo Portimonense já leva dois golos e três assistências, após ter recuperado da lesão grave que sofreu no Al Ain (Emirados Árabes Unidos). Os números mostram bem como o avançado japonês se sente mais confortável no clube algarvio, depois de uma passagem muito discreta pela equipa azul e branca, em 2019/20.
No Benfica, o grande destaque vai para Jota que tem mostrado no futebol escocês aquilo que foi incapaz de exibir na equipa principal encarnada. O avançado português conta com oito golos e seis assistências pelo Celtic que, segundo a imprensa local, está interessado em comprar o jogador formado nas águias por 7,2 milhões de euros.
O Sporting tem alguns futebolistas cedidos que podem ganhar ritmo competitivo e voltar a Alvalade como são os casos de Gonzalo Plata, Eduardo Quaresma e Pedro Mendes. Há alguns excedentários como Battaglia, Doumbia e Eduardo, que se encontram a um nível mediano nas respetivas equipas. No caso do F. C. Porto, Diogo Leite e Baró são dois jogadores formados no Olival que já mostraram ter potencial para dar o salto, mas a época não lhes está a correr de feição. O central não tem exibições constantes no Braga e o médio tem poucos minutos no Estoril. O médio Loum tem sido regular no Alavés (Espanha).
O regresso de Florentino é uma opção que já terá sido equacionada pelo Benfica, dada a utilidade do médio. Tiago Dantas e Vukotic estão a dar os primeiros passos na Liga (Tondela e Boavista), enquanto Gabriel (cinco golos no Al Gharafa) e Nuno Santos (quatro golos no P. Ferreira) estão a ter épocas consistentes a nível exibicional. Carlos Vinícius (PSV) encontra-se com a veia goleadora menos ativa, tendo apenas cinco apontados. Chiquinho, por seu turno, está de saída do Braga.
Caso a caso:
Sporting
Nuno Mendes - Tem estado a um bom nível pelo PSG, sendo um habitual titular. Com três assistências até ao momento, é expectável que o lateral esquerdo fique em Paris no final da época dado às exibições que tem feito.
Eduardo Quaresma - O defesa central está a sentir dificuldades em conseguir ter regularidade nas exibições dentro de campo ao serviço do Tondela. Até agora, cometeu alguns erros que parecem naturais para um jovem de 19, mas nota-se que precisa de ganhar ritmo de primeira liga.
Gonzalo Plata - A época do equatoriano no Valladolid ficou marcada por um acidente de carro que esteve envolvido, em que tinha álcool no sangue. Soma 932 minutos pelos espanhóis e tem conseguido ter alguma regularidade exibicional com quatro golos marcados.
Sporar - O avançado tem sido aposta segura para o Middlesbrough, equipa que se encontra no sexto lugar do Championship, segunda divisão inglesa. Até ao momento leva seis golos e duas assistências, registo positivo para a primeira época no futebol britânico.
1432707884689891344
Pedro Mendes - É habitual titular no Rio Ave, formação que milita na Liga 2. Encontrou o seu espaço para crescer em Vila do Conde e tem sido constante nas exibições com quatro golos e uma assistência.
Luis Phellype - O avançado brasileiro tem sentido dificuldades em afirmar-se no Santa Clara, tendo apenas 495 minutos jogados pela formação açoriana. Leva um golo e uma assistência até ao momento.
Battaglia - Não é das primeiras escolhas no Maiorca, tendo sido titular oito vezes num total de 18 jogos realizados pelo clube espanhol.
Tiago Ilori - As lesões têm dificultado a sua afirmação no Boavista, mas sempre que esteve saudável mostrou ser opção positiva, tanto para João Pedro Sousa como para Petit.
https://www.vsports.pt/embd/72819/m/9024/jn/284b626b0a09ddf5aa71926f6f4bee52?autostart=false
Rafael Camacho - Tem sentido na pele a inconsistência que tem sido a época do Belenenses SAD, somando poucos minutos pela formação que se encontra no último lugar da Liga.
Eduardo Henrique - O médio é um habitual titular nos árabes do Al-Raed, com 16 jogos disputados até ao momento.
Doumbia - Emprestado aos belgas do Zulte Waregem, tem tido dificuldades em agarrar o lugar no meio campo da equipa, somando apenas 673 minutos.
Pedro Marques - A conjetura instável vivida esta época no Famalicão não tem ajudado o jovem avançado a afirmar-se. Apesar dos poucos minutos, leva dois golos marcados, ambos na Taça da Liga.
Jatobá - Contratado para a equipa sub-23 do Sporting, nunca jogou pelos leões. Vai no quarto empréstimo consecutivo, desta vez ao Santo André, do quarto escalão do futebol brasileiro.
F. C. Porto
Loum - Participou na maioria dos jogos ao serviço do Alavés e tem sido consistente nas exibições pela equipa espanhola, tendo um ritmo competitivo que já não tinha há alguns anos.
Sérgio Oliveira - Realizou apenas um jogo pela AS Roma, tendo marcado um golo de penálti. Foi elogiado por José Mourinho após a partida.
Romário Baró - Os problema físicos não ajudaram à adaptação do médio num Estoril com jogadores já bem rotinados. Soma apenas 225 minutos na Liga, mas tem mostrado, a espaços, a qualidade que o fez destacar na formação portista.
1433164053287944194
Diogo Leite - O central é habitual titular no SC Braga, mas não está a ser regular na qualidade exibicional apresentada. Até ao momento, cometeu vários erros, sobretudo na Liga Europa, precisando de ritmo competitivo para crescer enquanto jogador.
Carraça - Tem sido opção habitual no Belenenses SAD, que vive um período instável e está no último lugar da tabela. O defesa tem mostrado ser consistente, sobretudo nas bolas paradas.
Nakajima - Ainda recuperar a melhor forma física, perdida pela lesão sofrida no Al-Ain na época passada, vem mostrando a qualidade que o fez destacar no Portimonense. Ao serviço da formação algarvia, já leva dois golos e três assistências em onze jogos.
Rodrigo Conceição - Não somou, até agora, os minutos que pretendia somar no Moreirense. Mas tem havido uma evolução enquanto jogador, dando argumentos dentro de campo para jogar na Liga portuguesa.
1452320264419696648
Fernando Andrade - Fez apenas um jogo no Al-Fayha, sofrendo uma rotura de ligamentos. Provavelmente irá estar parado a época toda.
João Pedro - Apenas um jogo disputado no Corinthians.
Nanú - Foi emprestado no mercado de inverno ao FC Dallas da MLS, mas ainda não competiu pela equipa, estando ao serviço da seleção nacional na Taça das Nações Africanas.
Benfica
Jota - O avançado está a ser o emprestado das águias com mais sucesso até ao momento. Já leva oito golos e seis assistências pelo Celtic e, segundo relatos da imprensa escocesa, há interesse da equipa em contratar o jovem.
Florentino - Já participou em 14 jogos pelo Getafe mas ainda não somou muitos minutos. Tem sido consistente nas exibições, com mais altos que baixos, mas não desempenhou um nível semelhante ao que já mostrou no Benfica.
Carlos Vinícius - Leva cinco golos em 22 jogos pelo PSV. Apesar de ser uma opção regular, ainda não conseguiu mostrar a veia goleadora de outrora, como fez por exemplo, no Tottenham.
1470137206513844225
Tiago Dantas - Foi aposta mais regular no início da época, tendo perdido algum protagonismo com o passar das jornadas no Tondela. As suas qualidades como jogador são evidenciadas, mas o empréstimo parece ter sido uma decisão acertada para ganhar mais ritmo competitivo na Liga.
Chiquinho - Somou apenas 486 minutos pelo Braga. Segundo Carlos Carvalhal, o facto de não ser opção regular não se deve a uma questão de profissionalismo mas sim de não adaptação aos minhotos. Já não faz parte do plantel do Braga, segundo o técnico.
Tomás Tavares - Tem sido constante ao serviço do Basileia tendo participado em 17 jogos até ao momento, sendo aposta viável à semelhança do que aconteceu na época passada no Farense. Leva um golo e duas assistências pela equipa suíça.
Gabriel - Tem-se mostrado a um bom nível nos árabes do Al-Gharafa. O médio brasileiro participou em 15 jogos pela equipa, tendo marcado cinco golos e feito outras tantas assistências.
Nuno Santos - Mais uma época emprestado, depois de na temporada passada ter estado ao serviço do Boavista. Agora com as cores do Paços de Ferreira vestidas, vem sendo regular e importante nos castores, mantendo a qualidade com bola que o destaca.
https://www.vsports.pt/embd/71596/m/11714/jn/4f9a74e38e12fab4a7b34abaf7a3102c?autostart=false
Pedro Pereira - Está pela segunda época consecutiva no futebol italiano, desta vez ao serviço do Monza. Leva 16 jogos pela formação do segundo escalão com quatro assistências.
Vukotic - Tem tido pouco tempo de jogo no Boavista, sendo um suplente habitualmente utilizado. Vem mostrando um nível defensivo positivo, mas com poucos argumentos com bola.
Conti - Emprestado este mercado de inverno ao Atlético Mineiro, ainda não competiu pela equipa brasileira. No ano passado disputou 45 jogos pelo Bahia.