Sérgio Conceição foi apresentado, esta terça-feira, no AC Milan. Ontem, o treinador já orientou o primeiro treino nos "rossoneri".
Corpo do artigo
Orgulhoso e ciente da responsabilidade. Sérgio Conceição foi, nesta segunda-feira, apresentado no AC Milan considerando ser um "passo em frente" na carreira e garantindo que quer ver uma equipa "competitiva e intensa".
"Temos de respeitar os valores do clube e trabalhar muito para mostrar o que é o Milan. Já disse aos jogadores que podemos mudar de sistema tático, mas tudo culmina no espírito de equipa e a mentalidade, isso não é negociável. Essa intensidade, fome de vencer, de sair do campo a saber que demos tudo para ganhar... Eu sou um apaixonado, sabem a quantidade de vezes que fui expulso, é porque sinto os jogos intensamente e quero que os jogadores mostrem essa paixão", disse Sérgio Conceição.
O treinador disse que "não foi fácil" sair do F. C. Porto, mas esse era um tema que não queria comentar. Enquanto técnico, explicou ser difícil "ter sono" devido ao stresse da profissão. "Quero perceber todas as variáveis dentro do clube, o trabalho que cada um faz, desde o técnico de equipamentos ao cortador de relva. Gosto de conhecer todos os departamentos".
Em relação à forma como vai gerir o balneário, um aspeto em que Paulo Fonseca foi criticado, Conceição respondeu que se vai manter fiel a si próprio. "Tenho 50 anos, é difícil mudar a minha personalidade. Os jogadores sabem que sou direto, haverá sempre insatisfeitos porque não jogam. Mas se treinas olhos nos olhos e dás tudo no treino, até podes ficar triste mas temos de ter força", sublinhou.
"Os jogadores são todos iguais. É essa a forma como eu faço a gestão do balneário. Não me interessa quem é, depende do que produz no dia a dia, nos treinos. Têm de ser profissionais e dar o máximo, não aquilo que eles acham que é o máximo. Não há diferenças entre os jogadores no balneário, sou exigente para todos de forma igual. Até gosto de conhecer a família dos meus jogadores, por vezes têm uma história que explica como se comportam", acrescentou Conceição.
Sérgio Conceição disse que o mais importante no estilo de jogo são as "dinâmicas" e que os jogadores "têm de perceber os princípios de jogo". "O jogo dominante, para mim, é o resultado". Em relação à estreia contra a Juventus, onde joga o filho Francisco Conceição, Sérgio recordou que tem "cinco filhos" e que o extremo da Juve "em casa é um filho, fora dela é adversário".