Três semanas depois, o campeonato está de volta e o F. C. Porto visita, este sábado, o terreno do sétimo classificado da Liga – “uma equipa com identidade” – e o técnico dos dragões aproveitou para defender Mehdi Taremi, que só marcou três golos esta temporada.
Corpo do artigo
“O Famalicão é uma equipa que está cada vez mais sólida na Liga, a dar passos seguros, com jovens a surgir e a tornarem-se mais-valias. Tem a terceira melhor defesa da Liga, jogadores virtuosos e com muita qualidade individual. Vai ser um fim de tarde difícil em Famalicão, mas temos argumentos suficientes para conquistarmos os três pontos, que é o que queremos”, afirmou Sérgio Conceição, antes de elogiar a postura dos minhotos.
“É uma equipa positiva no jogo e com isto não estou a criticar quem decide jogar mais baixo no campo a aproveitar o erro do adversário. Não creio que amanhã encontremos isso. Porque o João [Pedro Sousa] dá identidade à equipa, respeita todos os momentos de jogo com qualidade. Talvez seja das deslocações mais difíceis que vamos ter neste campeonato. Não só pela qualidade do adversário, mas pelo menor tempo de recuperação após Barcelona. Não me vou desculpar com isso, porque queremos estar em todas as competições”, acrescentou o treinador, antes de abordar o facto de o F. C. Porto estar a três pontos de Sporting e Benfica, duas jornadas antes da visita a Alvalade.
“É um jogo importante. O campeonato é uma maratona, mas antes de Alvalade ainda temos o Casa Pia e cada desafio é difícil. Qualquer equipa pode perder pontos em diferentes momentos, temos de atingir a consistência o mais depressa possível. Se perdermos pontos pelo caminho até Alvalade... Claro que [frente ao Sporting] é um confronto direto, mas isto é prova em que as equipas têm de mostrar consistência”, defendeu, antes de admitir que já vê o crescimento da equipa, dando o exemplo de um dos reforços para 2023/24.
“A equipa está a evoluir, se não estivesse o nosso trabalho não fazia sentido. Vejo o meio-campo mais sólido, um Alan Varela a perceber o que queremos, e só tem 22 anos, a jogar numa zona crucial. Chega à Europa, num contexto totalmente diferente, e tem-se falado muito bem da evolução dele. O Evanilson tem tido algumas lesões, mas já joga com mais regularidade. Essa evolução tem sido notória. Não se nota diferença entre os que tem mais e menos minutos”, acrescentou Conceição, sendo questionado, também, sobre o momento de Taremi, que só tem três golos marcados na temporada.
“Não gosto de falar de jogadores a nível individual, gosto de falar no coletivo. Foi o melhor marcador da época passada, veio do Rio Ave e tem tido um trajeto fantástico no F. C. Porto e por isso gerou o interesse de grandes clubes. Pegando no último jogo, vejam a origem do nosso golo em Barcelona. Uma perda de bola no nosso meio-campo, ele recupera na nossa área e, depois, surge lá à frente. O trabalho dele é mais do que fazer golos ou assistências. Claro que as vai fazer, mas estou extremamente satisfeito e amanhã o Taremi joga, porque sempre que trabalhar da forma como eu quero, joga. Foi o jogador que, juntamente com o Varela, mais correu, e correu bem, em Barcelona. Os treinadores de bancada, a bitaitar atrás do computador ou telemóvel, que digam o que querem”, disse.
O treinador portista revelou que João Mário e Francisco Conceição estão em dúvida para Famalicão, referindo que apenas este sábado saberá se pode contar com o lateral o com o extremo.