O técnico dos dragões abordou a situação de Mehdi Taremi, que se encontra em final de contrato com o F. C. Porto, e garantiu que o avançado iraniano, “um profissional de corpo inteiro”, merece mais respeito.
Corpo do artigo
Depois de ter regressado da Taça da Ásia, onde esteve ao serviço da seleção do Irão, Taremi teve viagem marcada para Milão, para assinar pelo Inter, mas o cenário acabou por não se confirmar e o ponta de lança acabou por ser convocado para Arouca.
Questionado sobre essa mesma viagem a Milão, o treinador dos azuis e brancos foi claro: “Não faço parte do aeroporto, por isso não sei. Eu sempre disse que aqui não basta ter contrato, tem de se sentir o clube. O Taremi sempre teve respeito pelo clube e vai ter até ao final de junho. O Taremi é o terceiro estrangeiro com mais golos pelo clube e até está à frente do Hulk, e com menos jogos disputados. Parece que se esquecem dos quase 100 golos e quase 50 assistências”, começou por referir Conceição.
“Depois de uma viagem sem dormir, estava disponível para ir para Arouca e ser titular ou jogar apenas uns minutos. Não vale tudo para se enxovalhar [o jogador]. Ninguém sente mais o clube do que eu e se eu sentisse que algum jogador não estava comprometido… até se podia chamar Maradona, não tinha hipótese nenhuma comigo. Eu não emprenho pelos ouvidos, estou aqui pelas minhas ideias e convicções, porque eu amo o F. C. Porto e não falo gratuitamente”, acrescentou, deixando claro que a situação do iraniano não é diferente de outras que aconteceram num passado recente.
“Quantos é que não estiveram em final de contrato e deram sempre tudo? O F. C. Porto paga-lhe e paga-lhe bem. Ele sempre teve respeito pelo clube, é um profissional de corpo inteiro e há que respeitar a sua situação. Alguns jogadores saíram e trabalharam de forma fantástica até ao último dia e o Taremi não vai ser diferente do Marega, do Herrera e do Brahimi”, lembrou.
A situação de Taremi foi um dos temas quentes da conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Estrela da Amadora e Sérgio Conceição até fez questão de dar uma garantia para o jogo deste sábado: “A sua utilização depende de muitas coisas: do modelo e sistema de jogo. Se precisamos das características dele ou não. Até por causa dessa expectativa, digo já de forma clara: o Taremi amanhã não joga de início. Não joga”.
Ao contrário do que acontece com o avançado persa, Conceição não tem certezas sobre a disponibilidade de Alan Varela, que foi substituído em Arouca devido a problemas físicos. “Vamos ver, está com um problema nos gémeos. Sobre este assunto não posso ser tão convicto”, admitiu.