Já são conhecidos os vencedores dos prémios da Liga 2022/23, numa votação resultante da escolha de capitães e treinadores das 18 equipas da Liga.
Corpo do artigo
Prémio Golo do Ano:
Nuno Santos, jogador do Sporting, foi distinguido com este prémio pelo golo de 12 de março de 2023, quando rematou de letra após uma boa jogada coletiva, no jogo contra o Boavista, na 24.ª jornada. Após receber o prémio, o ala esquerdo reagiu com humor à distinção. "Acho que me saiu bem. As pessoas dizem que não uso o pé direito, por isso foi de letra", brincou.
Prémio Melhor Jogador Jovem:
Iván Jaime arrecadou este galardão após uma temporada em que, no total, contabilizou 33 jogos pelo Famalicão, marcando 11 golos e assistindo por cinco vezes. O espanhol, de 22 anos, que agora está no F. C. Porto, deixouuma mensagem importante. "Às vezes esquecemo-nos de desfrutar e acho que isso é muito importante. Se não desfrutar em campo não me sinto bem. Quero agradecer pelo prémio, que pode ser fruto do que disse", afirmou.
Prémio Melhor Treinador:
Roger Schmidt foi distinguido como o melhor temporada, após se ter sagrado campeão nacional na época de estreia, pelo Benfica. O técnico conseguiu 28 vitórias em 34 partidas e venceu o tão desejado prémio. "Estou muito feliz, mas é um prémio que é de todos porque este é um desporto coletivo", disse o alemão.
Prémio Melhor Jogador:
Aos 28 anos, Otávio conquistou o prémio de MVP da Liga 2022/23, na última época de dragão ao peito. Foi uma temporada na qual conquistou três títulos, além de ter disputado 44 jogos, nos quais celebrou por sete vezes e assistiu 13. "Fico muito feliz e quero agradecer a todos aqueles com quem partilhei os relvados. Não me posso esquecer do F. C. Porto por me ter feito melhor jogador e melhor homem", afirmou o médio, através de uma mensagem de vídeo.
Prémio Campeão:
Rui Costa, presidente do Benfica, recebeu este prémio em nome do clube, após se ter sagrado campeão como líder máximo das águias. O dirigente deixou uma mensagem emotiva quando recebeu a distinção. "Benfica foi mesmo a primeira palavra que disse quando nasci. É mesmo um motivo de grande orgulho, mas neste clube não se pode ficar a dormir à sombra da bananeira. Este título obriga-nos a ganhar de novo e queremos estar aqui para o ano outra vez. Ganhar pelo meu clube desde adepto, a jogador e agora a presidente é o realizar de um sonho", salientou Rui Costa.
Prémio Mérito:
Abel Ferreira recebeu este galardão pelo trabalho realizado no Brasil, ao serviço do Palmeiras, onde chegou em 2020. Na sala de troféus conta com um duas Libertadores, um Brasileirão, uma Copa do Brasil e uma Supercopa. O treinador português orientou também Braga e PAOK.
Prémio Hall of Fame:
Paulo Futre foi um dos maiores embaixadores de Portugal em Espanha e mereceu esta distinção por parte da Liga. Jogou no F. C. Porto, Sporting e Benfica, em Portugal, tendo-se tornado um ídolo no Atlético de Madrid e jogado noutras partes do Mundo. "Está aqui a nossa família, a família do futebol. Este prémio é muito mais do que um prémio para mim. Vamos melhorar o nosso futebol para conseguirmos estar perto dos ingleses e dos espanhóis", salientou Paulo Futre.
Prémio do Presidente da Liga:
Pela primeira vez, Pedro Proença elegeu Jorge Mendes para receber este prémio inédito. "É um prazer ter aqui a tribo do futebol. Este prémio quer reconhecer quem marca a nossa Liga em termos internacionais, de modo a projetar positivamente a imagem do futebol português. Promover aqueles que elevam o nosso futebol e contribuem com a dimensão profissional e humana. Este prémio vai para quem é reconhecido como o melhor da sua área e que projeta o futebol português, que tanto lhe deve, pelo Mundo fora", afirmou o presidente.
Por sua vez, Jorge Mendes, um pouco emocionado, fez questão de destacar a importância que o galardão representa. "Isto enche-me de orgulho e dá-me ainda mais força para trabalhar e ajudar a indústria do futebol português. Muito obrigado", disse Jorge Mendes.