<p>Tarde de violência, quinta-feira, em Alvalade. Elementos de uma claque do Atlético de Madrid agrediram apoiantes da Juventude Leonina. A resposta levou ao reforço e à acção do Corpo de Intervenção da PSP. Apesar do aparato, a Polícia diz que não houve detenções.</p>
Corpo do artigo
Tudo começou às 13.30 horas. Alguns elementos da Juventude Leonina, uma das claques do Sporting, estavam em Alvalade a preparar a coreografia para o jogo. Cerca de 100 adeptos do Atlético de Madrid surpreenderam os portugueses. Houve troca de pedras e várias agressões. Duas pessoas ficaram feridas e uma foi conduzida ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Foi o rastilho para o que havia de acontecer.
Depois, os espanhóis foram ameaçados por elementos ligados às claques leoninas. Vários apoiantes do Atlético tiveram problemas a partir metropolitano e foram aconselhados pela Polícia de Segurança Pública (PSP) a não se deslocarem ao estádio. Por volta das 16.30 horas, um grupo de 15 espanhóis arriscou entrar em Alvalade. Alguns agredidos, o que obrigou à primeira acção do Corpo de Intervenção.
A PSP optou por juntar todos os espanhóis na estação de metropolitano do Campo Grande e criou um cordão de segurança para assegurar a entrada dos fãs. Não resultou. Assim que saíram, começaram os confrontos, com várias pedras, tochas (uma delas atingiu um carro da RTP) e garrafas a serem arremessadas para a falange de apoio visitante. Estes responderam e o Corpo de Intervenção precisou de carregar sobre os sportinguistas para manter a ordem. Foram disparadas várias balas de borracha. Fonte PSP revelou não existirem detidos.
A Juventude Leonina, pela voz do líder Fernando Mendes, acusou a claque espanhola, Frente Atlético, de ter desafiado a congénere portuguesa para uma luta de 100 elementos contra outros 100. Segundo os apoiantes leoninos, o repto foi lançado num blog ligado ao Atlético, tendo a Juventude Leonina informado a PSP e o Sporting. Resquícios do jogo da primeira mão. Na época passada, também se verificaram focos de violência provocados pelos adeptos espanhóis, antes do F. C. Porto-Atlético de Madrid.
[HTML:googlemaps|porrada.html|450|380]