O Benfica vai medir forças com o Nice na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Corpo do artigo
O sorteio realizado em Nyon, na Suíça, colocou o Nice no caminho do Benfica na Liga dos Campeões. A equipa francesa, a par do Fenerbahçe, de José Mourinho, estava assinalada como um dos oponentes teoricamente mais difíceis fora do grupo dos cabeças de série. Este será também o primeiro encontro oficial entre as duas equipas.
Depois do sucesso de Francesco Farioli, os responsáveis dos "Aiglons" decidiram apostar novamente num treinador promissor: Franck Haise. O francês, de 54 anos, trazia no currículo uma longa e frutífera passagem ao comando do Lens, conjunto que guiou a um segundo lugar da Liga Francesa em 2022/23 e, consequemente, a um regresso à Liga dos CampEões, 21 anos após a última participação.
Apesar dos trajetos tímidos na Taça de França e na Liga Europa, no campeonato a investida mostrou ser certeira e frutífera. Franck Haise guiou a equipa a um quarto lugar e conseguiu uma vaga para as eliminatórias da Liga dos Campeões.
Num plantel com algumas mexidas naturais de um defeso, o olhar vai para as pedras da temporada 2024/25 que até à data permanecem no grupo de trabalho e poderão fazer a diferença. Nessa linha, um pequeno destaque para a dupla Guessand e Laborde que em conjunto anotaram 23 dos 66 golos do clube da Riviera Francesa no campeonato.
Já na defesa, o experiente Clauss e o central Pablo Rosário, recentemente associado ao F. C. Porto, são também peças a ter em conta no xadrez de Franck Haise.
No entanto, num conjunto que alia experiência e juventude, talvez o nome que saltou mais à vista na última temporada foi o do jovem extremo Mohamed-Ali Cho, de 19 anos, que tem na velocidade e no drible um forte arsenal para desequilibrar as defesas adversárias.
A primeira mão do duelo entre Nice e Benfica está agendada para o dia 5 de agosto. Já o segundo jogo, na Luz, será realizado no dia 12 de agosto.