Avançado dinamarquês assinou o golo da reviravolta leonina no Jamor. Primeira época em Alvalade foi positiva e a mais que provável saída de Viktor Gyokeres abre mais oportunidades para 2025/26.
Corpo do artigo
Conrad Harder saltou do banco de suplentes para ser um dos heróis da dobradinha leonina. O dinamarquês marcou o golo da reviravolta frente ao Benfica e encaminhou a equipa de Rui Borges para a conquista da Taça de Portugal, uma semana depois das celebrações do bicampeonato. O avançado, de apenas 20 anos, viveu a primeira época em Alvalade um pouco à sombra do goleador-mor da equipa, mas com números interessantes, e a mais que provável saída de Viktor Gyokeres no mercado de verão pode dar ao “Hulk” verde e branco o papel principal na próxima temporada.
O Sporting anunciou a contratação de Harder no último dia do mercado de verão da época passada e os números surpreenderam. A SAD leonina pagou 19 milhões de euros ao Nordsjaelland por um atleta avaliado em apenas dois milhões de euros, numa clara aposta para o futuro que rendeu juros a curto prazo. Com Gyokeres a brilhar no centro do ataque, o dinamarquês foi aproveitando as oportunidades que teve e foi decisivo na vitória sobre o Portimonense, na terceira eliminatória da Taça, e no triunfo, por 4-2, em Braga, no jogo que marcou a despedida de Ruben Amorim do Sporting.
Ao todo, e contabilizando o tento que marcou ao Benfica no prolongamento da final da Taça de Portugal, Harder festejou 11 golos nas 47 partidas que disputou de leão ao peito – a grande maioria (33) como suplente utilizado –, e ainda contribuiu com sete assistências para os companheiros de equipa. Entretanto, já se estreou como internacional A pela Dinamarca e, após ter sido um dos grandes heróis do Jamor, aponta a um papel ainda mais importante em 2025/26.
A transferência de Gyokeres para um tubarão europeu é um cenário quase certo no verão que se avizinha e, nessa eventualidade, Harder terá mais minutos no centro do ataque, mesmo que o Sporting contrate, como se prevê, mais um ponta de lança para substituir o goleador sueco. Ainda com muita margem de progressão devido à idade, Harder tem um contrato com os leões válido até 2029 e está protegido por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
À margem
Burnley paga 10 milhões de euros por Marcus Edwards
O Burnley confirmou a contratação definitiva de Marcus Edwards ao Sporting, por 10 milhões de euros, com o extremo a assinar por quatro temporadas com o emblema que subiu à Premier League. O inglês recorreu às redes sociais para se despedir dos leões. “Jogar em Alvalade sempre foi especial. Estou feliz (...) pela dobradinha. A todos os funcionários e companheiros de equipa e, claro, uma menção especial para o Paulinho: vou sentir a falta de todos! Boa sorte para todos, para sempre um sportinguista”, escreveu Edwards.