O presidente do V. Guimarães, António Miguel Cardoso, que considerou "um roubo" o penálti que deu a vitória ao Braga nos quartos da Taça da Liga, viu o vice-presidente do Conselho de Arbitragem João Ferreira dar-lhe razão quanto ao lance no programa Juízo Final, que analisa os áudios entre árbitro e VAR.
Corpo do artigo
No entendimento de João Ferreira, tanto o árbitro Fábio Veríssimo (Leiria) como o VAR João Pinheiro (Braga) erraram ao considerarem que o defesa Borevkovic cometeu o penálti de que resultou o golo da vitória (2-1) do Braga sobre o V. Guimarães.
"O agarrar por si não é falta, nenhum dos jogadores é impedido de chegar à bola. Erro claro e óbvio", afirmou o vice-presidente do Conselho de Arbitragem (CA), acrescentando: "Os dois jogadores estão a segurar-se mutuamente, mas nenhum movimento impede que o outro se desloque. Na nossa opinião, este agarrar não é faltoso, é dentro do espírito do jogo".
Para o dirigente do CA, a chamada de atenção do VAR João Pinheiro acabou por influenciar a decisão final de Fábio Veríssimo. "Foi uma intervenção fora do que queremos, de um erro clara e óbvio. Daí que o Fábio, quando vai ver a imagem, não fica muito convencido. Ele jogou futebol e tem a noção do que é marcar um adversário. Fez essa abordagem muito correta, ao dizer 'Isto é muito normal', mas o que é estranho é que depois se deixa influenciar pelo João Pinheiro e muda a decisão", afirmou, vincando: "Quem ouve isto de forma límpida percebe que o Fábio nunca vai mudar a sua decisão, porque tem a consciência de que não é falta, de que não há nada. Mas, depoiis, de repente, pergunta: Então é amarelo?"
Lembramos que do lance não só resultou o segundo golo do Braga, que desfez o empate então verificado, como o V. Guimarães ficou reduzido a 10 jogadores a partir dos 72 minutos, pois Borevkovic foi expulso. No final, só o presidente do V. Guimarães foi a sala de Imprensa, para denunciar o que na sua opinião foi "um roubo, uma vergonha". E tinha razão, segundo a leitura feita agora pelo CA e revelada por João Ferreira.
A conversa entre árbitro e VAR
Eis a transcrição dos áudios divulgados no programa da Sport TV entre o árbitro Fábio Veríssimo e o VAR João Pinheiro.
João Pinheiro: "Recomendo que venhas à zona de revisão ver um possível penálti, por agarrão do Borevkovic, que está a agarrar claramente o jogador do Braga"
Fábio Veríssimo: "'Bora', anda para trás. Já cá estou, João."
João Pinheiro: "Ok, estou a mostrar-te"
Fábio Veríssimo: "Epá, esta é uma jogada normal. Estão os dois com o braço um em cima do outro. Mostra-me lá..."
João Pinheiro: "Repara na camisola..."
Fábio Veríssimo: "Tens alguma imagem aproximada? Mais para trás"
João Pinheiro: "Para mim está com a camisola totalmente agarrada"
Fábio Veríssimo: "Mas há uma causa/efeito. O jogador atira-se..."
João Pinheiro: "Mas impede de lá chegar, na minha opinião. Tu é que sabes"
Fábio Veríssimo: "Então, é cartão amarelo?"
João Pinheiro: "É a tua decisão!"
Fábio Veríssimo: "Qual é o número do jogador?"
João Pinheiro: "É o Borevkovic, número 24"
Fábio Veríssimo: "Ok, vai para a rua o Borevkovic"