O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou um processo disciplinar ao Sporting e a Frederico Varandas, para apurar a "factualidade" de recentes declarações feitas pelo presidente leonino após o jogo com o Rio Ave, para a Taça de Portugal.
Corpo do artigo
O Conselho de Disciplina abriu um processo disciplinar ao Sporting e a Frederico Varandas para "apuramento de relevância disciplinar de factualidade presente em notícias da comunicação social", após as declarações do presidente no passado dia 22, depois do jogo contra o Rio Ave, para a Taça de Portugal.
Frederico Varandas está a cumprir castigo por declarações sobre Tiago Martins e arbitragem, na sequência de uma participação da APAF e está impedido de "estar presente na zona técnica dos recintos desportivos em que se disputem jogos oficiais, desde duas horas antes do início de qualquer jogo oficial e até 60 minutos após o seu termo e, bem assim, inibido de intervir publicamente em matérias relacionadas com as competições desportivas".
O presidente do Sporting estava ciente destas medidas do Tribunal Arbitral do Desporto e decidiu na mesma proferir declarações após a referida partida, sobre os jogadores, adeptos e a equipa, palavras que, à partida, não configuram uma violação do castigo que lhe foi aplicado pelo Conselho de Disciplina. De qualquer forma, o CD irá averiguar o conteúdo das declarações.