Capitão dos leões não fez parte do penúltimo treino antes do duelo com os minhotos. Treino de sábado é decisivo.
Corpo do artigo
Em partida decisiva para a luta pelo título e para garantir o segundo lugar, está ainda em dúvida a presença do capitão Sebastián Coates, que na sessão desta sexta-feira continuou sem trabalhar com o resto da equipa, tendo treinado de forma condicionada no relvado e no ginásio, devido a fadiga muscular. Sábado é, assim, decisivo para que o uruguaio marque presença nas opções de Ruben Amorim para o encontro de domingo (20.30 horas, Sport TV1), frente ao Gil Vicente.
O central, de 31 anos, foi substituído aos 78 minutos no Bessa, de onde o emblema verde e branco trouxe uma vitória por 3-0, mas vinha de uma série de 11 jogos consecutivos onde disputou os 90 minutos. Na conferência após essa partida, Ruben Amorim justificou a substituição. "O Coates estava a sentir um desconforto na perna e fez sinal para o banco de suplentes. Ainda tentou aguentar um bocado, mas depois tivemos de o tirar", explicou, na altura.
Ainda assim, todo o trabalho semanal do jogador foi feito com vista a recuperar do problema físico para que possa estar presente no encontro decisivo de domingo. Desde que realiza temporadas completas em Alvalade, ou seja, a partir de 2016/17, o central foi quase sempre o jogador de campo com mais minutos nas pernas - em 2018/19 foi superado por Bruno Fernandes - mas esta época, em que participou em 39 encontros, é superado por dois companheiros: o médio Matheus Nunes e o central Gonçalo Inácio, habitual parceiro do uruguaio na defesa leonina.