
Hulk deixou a China e pode ir para o F. C. Porto
AFP
Retoques no F. C. Porto, Benfica, Sporting e Braga podem ser decisivos na apertada corrida pelos títulos.
O início do ano traz a habitual reabertura da janela de transferências, sem alterações de datas, ao contrário do que aconteceu na janela de verão, que se prolongou até ao princípio de outubro por efeitos da pandemia. Numa altura em que as limitações financeiras são transversais a todos os clubes portugueses e sabendo-se que no inverno se priorizam oportunidades de negócio e não grandes investimentos, perspetivam-se ataques cirúrgicos ao mercado por parte dos três grandes, sem esquecer o Braga, que também está na luta pelas três competições nacionais.
No F. C. Porto, Pinto da Costa afirmou há poucos dias que não tem previsto o reforço do plantel no mês de janeiro, mas o nome de Hulk está na agenda portista há várias semanas, possui o aval de Sérgio Conceição e o eventual regresso do atacante brasileiro à Invicta continua a ser possível, sendo o Palmeiras o maior rival dos dragões nesta corrida. No plantel portista, a maior lacuna reside no lado esquerdo da defesa, que só tem Zaidu como opção de raiz (Manafá e Malang Sarr são adaptações), mas a chegada de um novo jogador para essa posição é ainda uma incógnita.
No Benfica, a novela da eventual contratação do central Lucas Veríssimo arrasta-se há muito tempo, mas terá mesmo de ficar resolvida até ao fim deste mês, e o clube da Luz avançará noutro sentido se não conseguir convencer o Santos. Reforçar o eixo da defesa é mesmo a grande prioridade de Jorge Jesus, que também já deu sinais públicos de querer mais um médio, embora este dossiê esteja, em princípio, dependente da possível saída do alemão Weigl.
No Sporting, Ruben Amorim pretende mais um lateral-esquerdo, um central e um avançado, sendo que a contratação de Matheus Reis ao Rio Ave está próxima de ser concretizada e resolverá a primeira parte desta tripla equação. Em relação ao ataque, o sonho do técnico leonino continua a ser Paulinho, mas a intransigência do Braga em baixar o preço da transferência (encaixar cerca de 20 milhões é o desejo de António Salvador) deve voltar a impedir a chegada do internacional português a Alvalade.
Na equipa minhota, a lesão grave do jovem Francisco Moura abriu espaço à chegada de mais um defesa esquerdo, que possa ser alternativa a Sequeira, e o nome de Rúben Vinagre, pouco utilizado por Pedro Martins no Olympiacos, tem sido apontado com insistência à "pedreira".
20 milhões
Há um ano, o Benfica fez o maior investimento de sempre numa contratação de inverno em Portugal, quando recrutou o médio Weigl ao Dortmund, por 20 milhões de euros.
Inscrições abrem na segunda-feira
Em Portugal, o mercado de inverno abre a 4 de janeiro, ou seja, na próxima segunda-feira, e encerra a 1 de fevereiro, isto porque o dia 31 de janeiro calha a um domingo. As datas foram oficializadas pela Liga em agosto passado.
UEFA permite três novos jogadores
Segundo os regulamentos da UEFA, os clubes podem inscrever três novos jogadores contratados na janela de janeiro. Mesmo que já tenham jogado por outra equipa nas competições europeias, podem ser utilizados a partir de fevereiro nas fases a eliminar da Champions e da Liga Europa.
