Este fim-de-semana, dois e três de setembro, vai realizar-se no Pavilhão Multiusos de Fafe a I Copa Ibérica de futsal feminino.
Corpo do artigo
O evento é impulsionado pelo Grupo Nun’Álvares e vai reunir em competição as quatro melhores equipas da Península Ibérica: os campeões de Portugal e Espanha, SL Benfica e Burela, respetivamente, e os vice-campeões, Nun’Álvares e Futsi Navalcarnero.
A UEFA não tem ainda nenhuma competição de clubes à semelhança do que acontece no futsal masculino e esta prova pretende ser um grito de alerta para os responsáveis da entidade que superintende a modalidade.
“Que este torneio seja um ‘abre-olhos’ para a UEFA e para a FPF que tem de pressionar nesse sentido, para que uma UEFA Futsal Cup feminina exista. Existe um torneio europeu há seis anos mas nunca foi organizado por uma equipa portuguesa porque isso seria compactuar com esta falta de respeito da UEFA pelo futsal feminino e, se daqui conseguirmos tirar algo para fazer chegar à UEFA, e que possa haver ainda este ano uma UEFA Futsal CUP feminina, o Benfica ajudará no que for preciso”, disse Rita Martins, responsável pela equipa feminina dos campeões nacionais.
Paulo Monteiro, coordenador geral do futsal do Nun’Álvares, que está na génese deste torneio, referiu que os clubes em Portugal e Espanha “têm um sonho e estão todos juntos para provar que é possível ter competições europeias no feminino. É algo onde a UEFA está a falhar”, referiu o responsável das vice-campeãs nacionais.
Já Fabi, jogadora brasileira do Futsi Navalcarnero sublinha a importância desta Copa Ibérica em Fafe. “As maiores potencias do futsal feminino na europa estarão reunidas e serve para mostrar à UEFA que as competições oficiais de clubes no feminino são possíveis e que merecem o mesmo respeito e tratamento que as competições masculinas”. Manuel Blanco, presidente do Burela, destacou o alto nível que a prova em Fafe terá “com as melhores jogadoras do mundo” numa grande montra para “continuar a lutar pelo engrandecimento da modalidade”.