O Corinthians anunciou na quinta-feira que mantém a proposta para contratar o futebolista Elias ao Sporting, mas que recusa uma multa "absurda" de 100% caso falhe o pagamento de uma das parcelas dos quatro milhões de euros oferecidos.
Corpo do artigo
Em nota divulgada no seu sítio oficial na Internet, o clube paulista mostra-se surpreendido com o comunicado do Sporting, que diz que o Corinthians, tal como o Flamengo, nunca teve, em tempo algum, capacidade financeira para contratar o médio brasileiro, ameaçando com possíveis medidas legais.
"O Corinthians deixa claro que a proposta era tão real que se mantém. Caso o Sporting Clube de Portugal queira negociar o médio Elias nos moldes da segunda negociação, ou seja, por quatro milhões de euros por 50% dos direitos, o Corinthians dá 24 horas ao clube português para aceitar a proposta", lê-se no comunicado.
Contudo, o clube paulista coloca duas condições: que seja descontado nesse valor o salário do atleta nos meses em que ele não poderá jogar, depois de o mercado brasileiro ter fechado na quarta-feira, e "não exista a absurda multa de 100% do valor da negociação em caso de atraso" do pagamento da parcela.
O Corinthians garante que foi procurado pelo Sporting, após ter recusado "a absurda proposta de oito milhões de euros por 50% dos direitos do atleta Elias", tendo, então, iniciado uma nova negociação, em que ofereceu um valor menor, por 40%.
"Em seguida, Corinthians e Sporting chegaram ao valor consensual de quatro milhões de euros por 50%. Não foi a garantia [bancária, como referido pelo Sporting] que travou a segunda negociação, mas, sim, a absurda multa de 100% do contrato em caso de atraso em qualquer uma das quatro parcelas", lê-se.
Na quinta-feira, o Sporting acusou, em comunicado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), que Flamengo e Corinthians "tiveram em tempo algum capacidade financeira para adquirirem o atleta, pretendendo sempre chegar a acordo para um simples empréstimo".
"Parece assim tratar-se na realidade de uma manobra de diversão e de uma operação de marketing junto dos associados dos seus respetivos clubes, prejudicando gravemente a Sporting SAD e o jogador Elias", acrescenta o comunicado, que adianta que os clubes brasileiros "serão alvo das medidas legais que a Sporting SAD entenda por bem adotar".
O Sporting historia depois as negociações com Flamengo e Corinthians no decurso da janela do mercado brasileiro que agora terminou, referindo que o Flamengo chegou a apresentar uma proposta de quatro milhões de euros, em quatro vezes, enquanto o Corinthians evoluiu de um pedido de empréstimo até um valor base com o pagamento de quatro milhões de euros, mas sem o acordo com o fundo QFIL, detentor de metade do passe do internacional brasileiro.
As negociações com o Corinthians continuaram, sem sucesso, até à madrugada de terça-feira - o mercado fechou no Brasil às 5 horas (hora de Lisboa) de 2 de abril.