Cristiano Ronaldo é "o exemplo maior do futebol contemporâneo", elogiou a Liga Portuguesa de Futebol após o jogador português vencer o prémio FIFA para o melhor futebolista do Mundo em 2016.
Corpo do artigo
"Cristiano Ronaldo é o exemplo maior do futebol contemporâneo, não só de Portugal, mas de todo o mundo", disse Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), após o anúncio da FIFA, na sua gala em Zurique, Suíça.
5595231
O dirigente e antigo árbitro é perentório: "É, para mim, o melhor há já muitos anos. Não só pela afinidade lusitana, que conta sempre nas escolhas pessoais, mas por ser um humano fantástico, não só como atleta, mas também como pessoa".
Ronaldo tinha como rivais o argentino Lionel Messi (Barcelona) e o francês Antoinne Griezmman (Atlético de Madrid).
Segundo Pedro Proença, o madeirense "representa tudo o que a competência, o trabalho e o talento podem almejar, quando se fundem num só ser".
"Cristiano Ronaldo ganha porque trabalha mais e melhor do que todos; conquista porque é líder entre irmãos; vence porque tem padrões de conduta e um coração nobre", realça.
Marcelo Rebelo de Sousa também felicitou o internacional português. "O presidente da República saúda Cristiano Ronaldo pela eleição como melhor jogador do ano 2016, esta tarde, em Zurique, na Gala da FIFA", lê-se na mensagem divulgada no site da Presidência da República.
"Distinção ímpar"
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD), João Paulo Rebelo, congratularam-se com a "distinção ímpar" atribuída pela FIFA a Cristiano Ronaldo.
Este reconhecimento é a coroa de glória de um ano que, do ponto de vista desportivo, levou o nome de Portugal mais alto do que nunca
"Este reconhecimento é a coroa de glória de um ano que, do ponto de vista desportivo, levou o nome de Portugal mais alto do que nunca. Um, apenas um, desses momentos foi a conquista, pela seleção nacional de futebol, do título de campeã europeia", pode ler-se na nota conjunta emitida pelo Ministério da Educação e pela SEJD, na qual se acrescenta que o país "está orgulhoso e se ergue perante as qualidades desportivas de um futebolista reconhecido, com inteira justiça, mundialmente".
Os dois governantes consideram que para o título europeu conquistado pela equipa das "quinas" em França foi "absolutamente fundamental a garra, a determinação, a perseverança e a crença em Portugal de Cristiano Ronaldo", cujas qualidades destacam, "não só porque são a pedra basilar do desporto como são os melhores exemplos para as novas gerações, em particular para as novas gerações de desportistas".
O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, enalteceu a "brilhante carreira" do internacional português.
"Quero, em nome do Governo Regional da Madeira, expressar os mais sinceros parabéns ao madeirense Cristiano Ronaldo pela conquista de tão importante título, e manifestar ao Melhor Jogador do Mundo, neste momento particularmente emblemático, o desejo de que muitos outros êxitos se sucedam, para satisfação de todos nós madeirenses e portosantenses que acompanhamos, com orgulho, tão brilhante carreira", refere uma nota assinada por Miguel Albuquerque.