O poderio financeiro da Premier League é omnipresente, sente-se em todos os níveis de investimento. Se os valores envolvidos nas transferências são significativos e superiores a qualquer outra liga, os salários que são praticados não ficam atrás. O que também ajuda a explicar porque é que - talvez à exceção do Paris Saint-Germain e do Real Madrid, por diferentes motivos - atualmente são os grandes emblemas de Inglaterra que mais atraem os melhores jogadores do Mundo e porque é que, depois de lá estarem, é cada vez mais difícil que saiam. Na lista dos futebolistas mais bem pagos do Mundo, Cristiano Ronaldo perde para Mbappé, Lionel Messi e Neymar, mas em Inglaterra é o avançado português quem fica com o topo da tabela, sendo que o top-10, que é dominado pelas duas potências de Manchester, conta com quatro novidades em relação 2021/22.
Corpo do artigo
Atrás de Ronaldo, aparece Kevin De Bruyne, que, de acordo com o site "Capology", especializado em "finanças e salários no futebol, aufere um vencimento anual na ordem dos 24,7 milhões de euros, sete milhões menos do que CR7. O médio belga é um dos três jogadores do City a figurar no top-10, com Haaland, contratado neste defeso, a entrar diretamente para o pódio. Ainda assim, o clube mais representado na lista dos mais bem pagos da Premier League é o Manchester United, com David de Gea, Jadon Sancho e Varane a fazerem companhia a CR7. Apesar disso, os "red devils" não foram além do quinto lugar na época passada. O Chelsea mantém-se representado com dois jogadores, mas os nomes mudaram. Lukaku, que era o mais bem pago na época passada, saiu e deu lugar a Sterling, o jogador dos "blues" que mais dinheiro levará para casa no final desta temporada. Já N"Golo Kanté foi ultrapassado por Koulibaly (ex-Nápoles) nesta hierarquia.
A outra novidade em relação a 2021/22 é a subida de patamar de Mohamed Salah. A recente renovação de contrato faz do avançado egípcio o futebolista mais bem pago da história do Liverpool e único representante dos "reds" no top-10.
Nome, clube E milhões DE EUROS
1.º Cristiano Ronaldo Man. United 31,9
2.º De Bruyne Man. City 24,7
3.º Haaland Man. City 23,2
4.º De Gea Man. United 23,2
5.º Salah Liverpool 21,6
6.º Jadon Sancho Man. United 21,6
7.º Varane Man. United 21
8.º Sterling Chelsea 20,1
9.º Grealish Man. City 18,5
10.º Koulibaly Chelsea 18,2