O Munícipio de Paredes será casa da maior competição de Padel já organizada em Portugal, o Paredes Master Padel. Esta competição internacional, que decorre de 13 a 17 de setembro, terá um "prize money" de 27 mil euros.
Corpo do artigo
O Paredes Master Padel, competição internacional realizada Paredes, será o maior torneio de sempre da modalidade, em Portugal. Esta competição, que decorre de 13 a 17 de setembro e terá um prize money de 27 mil euros, é fruto da onda crescente de praticantes e adeptos de Padel.
Em competição estarão cerca de 850 atletas de elite, de nível nacional e internacional, da modalidade. Javi Garrido e Lucas Campagnolo, 15º e 20º do ranking mundial, respetivamente, encabeçam a lista que ainda conta com Nacho Vilariño, Tolito Aguirre, os irmãos Deus, Marina Guinart, Carolina Navarro, Kátia Rodrigues e Catarina Vilela.
As grandes finais da competição estão agendadas para o último dia, no Pavilhão Multiusos de Paredes, onde estarão frente a frente, pelas 11.30 horas, a categoria F1 e às 14.30h é a vez da categoria M1.
Em Portugal, realizou-se ainda um dos maiores e mais importantes torneios de Padel do mundo, o Cascais Masters. Esta competição, que fazia parte do circuito profissional, o World Padel Tour, atraiu os maiores praticantes e interessados na modalidade. Por ser um desporto fácil, divertido e social, é inegável que o padel já é um fenómeno entre os portugueses.
CR7 em campo
Recorde-se que, em comunicado, a Federação Portuguesa de Padel revelou que a empresa de Cristiano Ronaldo, a CR7 S.A, e Filipe Botton, acionista maioritário da Lusofinança Lda, vão liderar a construção da Cidade do Padel. A obra, que será também a sede da Federação, terá um custo superior a cinco milhões de euro e tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2025.
Com esta contrução, Portugal afima-se, cada vez mais, como uma potência nesta modalidade. Com base nas vendas de raquetes, estima-se que mais de 12 milhões de pessoas pratiquem este desporto, por todo o mundo. No nosso país, de acordo com a Federação Portuguesa de Padel, existem cerca de 200.000 praticantes e 960 campos. No entanto, os portugueses chegaram tarde a esta nova tendência.
Apesar do Padel remontar para 1962, os primeiros campos portugueses surgiram na década de 90 e só ganharam relativa importância após a realização do primeiro evento desportivo no país, em 2003. Portugal acolheu a edição do campeonato europeu, em 2008, onde alcançou o terceiro lugar, o que catapultou a tendência crescente da modalidade nos anos que se seguiram.
Os portugueses têm vindo a dar cartas a nível internacional, no masculino e feminino. Em 2015, nos Países Baixos, a seleção nacional feminina foi Campeã da Europa. Em 2017, no Campeonato da Europa que decorreu no Clube de Ténis do Estoril, ambas as seleções sagraram-se vice-campeãs europeias, ao caírem perante Espanha. No Campeonato do Mundo de 2018, no Paraguai, Portugal alcançou as melhores classificações de sempre na competição, com um 3.º lugar no feminino e um 5.º lugar no masculino.
Mais recentemente, nos Jogos Europeus de 2023 realizados em Cracóvia, a dupla Afonso Fazendeiro e Miguel Oliveira encantou os amantes da molidade e conquistou o bronze, ao levar de vencida a dupla italiana Simone Cremona e Marco Cassetta.