Oficialmente, a época 2022/23 começa hoje e os três grandes têm motivos mais do que suficientes para começar a olhar para o final da temporada com emoção e racionalidade, tendo em conta que existem 24 jogadores - nove no F. C. Porto, oito no Sporting e sete no Benfica - em final de contrato.
Corpo do artigo
Significa que logo em janeiro são livres de assinar por qualquer clube, podendo sair a custo zero no final de junho de 2023. Até dezembro, só resta uma solução para aos três grandes: apresentar-lhes uma proposta de renovação contratual, o que implica melhorar as condições salariais e oferta de um prémio de assinatura. Esgotada esta possibilidade, a transferência até agosto deste ano ou em janeiro é a única hipótese de os clubes rentabilizarem os ativos.
Numa perspetiva financeira e até desportiva, há casos preocupantes como ilustram os exemplos de Grimaldo (Benfica), Uribe (F. C. Porto) e Coates (Sporting), todos eles titulares indiscutíveis. Depois, há ainda Francisco Conceição (F. C. Porto), formado nos dragões e muito cobiçado na Europa. Somando o valor dos passes dos 24 jogadores, chega-se a 91,75 milhões de euros - Grimaldo (20 milhões) e Uribe (16 milhões) são os mais valiosos. Deste lote, caso mais complexo é o de Grimaldo. Depois de rejeitar propostas do Benfica, está no mercado mas não tem interessados. Nas águias há outros elementos que terminam contrato em 2023: Otamendi, Vertonghen, Taarabt, Pizzi e André Almeida. Os dois últimos serão cedidos, os restantes vão integrar o plantel.
No F. C. Porto, Uribe e Francisco Conceição são situações urgentes. O jovem, de 19 anos, é representado por Jorge Mendes e as negociações de um novo vínculo devem arrancar a breve prazo. Já o médio defensivo, de 31 anos, aguarda por uma proposta da SAD. Devido à idade, Pepe e Marcano são casos para analisar nos próximos meses. Restam Manafá, Fernando Andrade e Gonçalo Borges.
Por fim, o Sporting. Entre os mais importantes, realce para Coates, que está em negociações para renovar. Jovane, um ativo significativo, tem convites para sair e Battaglia deseja a rescisão. Mesmo sem jogar há duas épocas, o guarda-redes Renan quer ficar. Luís Neto, por seu turno, deve fazer a última época em Alvalade. Resta Pedro Mendes, que será transferido este verão.
Por dentro
Marchesín espera estar no Mundial
O guarda-redes argentino, Marchesín, deseja sair do F. C. Porto para acalentar o sonho de estar presente no Mundial. Mas o jogador até pode ficar no clube se Diogo Costa for transferido. O jovem guarda-redes tem mercado em Inglaterra.
Slimani continua fora de Portugal
Devido a questões disciplinares, Slimani foi afastado do plantel do Sporting e vai continuar a carreira fora de Portugal, apesar de ter contrato por mais uma temporada. O jogador regressou em janeiro, mas a aposta acabou por não corresponder às expectativas.
Jogadores
F. C. PORTO
Marchesín 4 milhões de euros
Francisco Meixedo 450 mil
Pepe 1 milhão
Marcano 500 mil
Fernando Andrade 1 milhão
Manafá 5 milhões
Uribe 16 milhões
Francisco Conceição 8 milhões
Gonçalo Borges 1,3 milhões
BENFICA
André Almeida 1,5 milhões de euros
Otamendi 3,5 milhões
Vertonghen 2 milhões
Grimaldo 20 milhões
Pizzi 4 milhões
Taarabt 2,5 milhões
Ebuehi 1,4 milhões
SPORTING
André Paulo 100 mil euros
Renan 500 mil
Coates 8 milhões
Luís Neto 1,5 milhões
Battaglia 1,8 milhões
Jovane 5,5 milhões
Slimani 1,5 milhões
Pedro Mendes 700 mil