Golos. Muitos golos. Foi a isso - e a muito mais, é certo - que Cristiano Ronaldo e Messi nos habituaram ao longo das respetivas carreiras. No que a esse dado estatístico diz respeito, o internacional português da Juventus colocou-se em fuga acelerada ao argentino do Barcelona, na presente temporada.
Corpo do artigo
Quando subiram ao relvado do Camp Nou, esta terça-feira, para se defrontarem pela primeira vez desde que Cristiano Ronaldo deixou o Real Madrid, no Barcelona-Juventus da sexta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, já CR7 se encontrava com melhores dados do que Messi. Com os dois golos que o avançado da equipa italiana apontou nessa partida, a distância ficou ainda maior.
Cristiano Ronaldo soma agora 12 remates certeiros nas 10 partidas que realizou pela Vecchia Signora em 2020/21, enquanto Messi, em período idêntico, tem apenas sete golos em 14 jogos pelos catalães. Dos tentos do português, quatro foram obtidos na conversão de grandes penalidades, enquanto o argentino tem cinco golos marcados dessa forma, a partir da linha dos 11 metros. CR7 leva uma média de mais de um golo por jogo, enquanto LM10 precisa de dois jogos para marcar um golo.
Cristiano Ronaldo só ficou em branco em dois dos jogos que realizou pela Juventus, o primeiro frente ao Ferencváros, para a Liga dos Campeões, e o segundo com o Torino, na Serie A. Messi esteve sem faturar pelo Barcelona em oito desafios, três deles de forma consecutiva. O português já bisou em quatro jogos, o argentino em apenas um.
Em termos coletivos, tanto a equipa da Juventus como a do Barcelona estão a viver épocas atípicas, pois nenhuma delas lidera o respetivo campeonato. É certo que a crise está mais implementada nos espanhóis do que nos italianos, mas o efeito positivo de Cristiano Ronaldo, de 35 anos, nos resultados da Juventus é bem mais evidente do que o de Messi, de 33, no Barcelona. Senão, veja-se: nos 10 jogos em que participou esta época pela Juve, o português somou oito vitórias e dois empates e continua sem conhecer o sabor da derrota, enquanto o argentino, pelo Barça, tem sete triunfos, cinco derrotas e dois empates.
Esta eterna rivalidade entre os dois, que Cristiano Ronaldo recusa-se a reconhecer, tem feito as delícias dos amantes do desporto-rei ao longo dos anos e, a propósito do reencontro desta terça-feira, a Juventus aproveitou para responder ao Barcelona, nas redes sociais, reagindo a uma provocação feita pelos catalães após o duelo entre as duas equipas em Turim, jogo no qual CR7 ficou de fora por estar a curar-se da covid-19.
Na altura, o Barcelona conseguiu uma vitória, por 2-0, em Turim, sobre a Juventus e, na legenda de uma foto de Messi, atirou no Twitter: ""Ficamos contentes pelo facto de terem sido capazes de ver o melhor de sempre no vosso relvado". A Vecchia Signora respondeu de imediato: "Provavelmente foram ver no dicionário errado. Vamos levar o verdadeiro a Camp Nou". E, agora, voltou à carga: "Cumprimos a nossa palavra: trouxemo-lo".
1336435446050643968