Três vitórias e um empate marcaram o arranque dos quartos de final da Liga das Nações. Croácia, Dinamarca e Alemanha ganharam vantagem nos confrontos com França, Portugal e Itália, respetivamente. A igualdade no Países Baixos-Espanha (2-2) deixam tudo em aberto para o reencontro em Valência.
Corpo do artigo
Um golo fora de horas (90+3 m) de Merino permitiu que a Espanha, a campeã em título da Liga das Nações e da Europa, saísse da “banheira” de Roterdão com um empate (2-2) frente aos Países Baixos, na primeira mão dos quartos de final. Este foi o único encontro entre os candidatos à presença na Final Four que acabou empatado, pois Croácia, Dinamarca e Alemanha ganharam vantagem nos duelos frente a França, Portugal e Itália, respetivamente.
Em Roterdão, os espanhóis adiantaram-se por Nico Williams (9 m), mas os neerlandeses deram a volta ao resultado com golos de Gakpo (29) e Reijnders (46). Contudo, a expulsão de Hato (82 m) abriu caminho a um pressing final da “La Roja” – o portista Samu não saiu do banco –, que empatou nos descontos, por Merino (90+3), deixando tudo em aberto para Valência.
Finalista vencida em 2023, a Croácia deu um bom passo rumo às meias-finais ao bater a França, por 2-0, em Split, com golos de Budimir (26) e Perisic (45+1), apontados já depois de Kramaric ter falhado um penálti (8 m).
Se o golo de Hojlund (78 m) bastou para a Dinamarca ganhar, e bem, a Portugal, a Alemanha precisou de dois para sair vencedora de San Siro, já que a Itália marcou primeiro, por Tonali (9 m). A cambalhota no resultado chegou na segunda parte, com os golos de Kleindienst (49) e de Goretzka (76).
Nos jogos do play-off, realce para os golos dos benfiquistas Kokçu e Akturkoglu no êxito (3-1) da Turquia sobre a Hungria. Resultado idêntico obteve a Ucrânia frente à Bélgica (3-1), que começou a ganhar, mas sofreu três golos em 12 minutos na segunda parte. O triunfo mais robusto foi o da Geórgia na Arménia (3-0).
RESULTADOS
Quartos de final
Dinamarca-Portugal, 1-0
Croácia-França, 2-0
Itália-Alemanha, 1-2
Países Baixos-Espanha, 2 - 2
Play-off
Turquia-Hungria, 3-1
Ucrânia-Bélgica, 3-1
Áustria-Sérvia, 1-1
Grécia-Escócia, 0-1
Arménia-Geórgia, 0-3
Kosovo-Islândia, 2-1
Bulgária-Rep. Irlanda, 1-2
Eslováquia-Eslovénia, 0-0