Após a jogada de antecipação em Paços de Ferreira, o Benfica volta a jogar primeiro do que rivais, tentando reforçar liderança da Liga.
Corpo do artigo
Arouca-Benfica
SPORT TV1
31/01 -
21.15 HORAS
Com Sporting e Braga, que se defrontam em Alvalade, e F.C. Porto, que visita o Marítimo, a jogarem para o campeonato apenas na quarta-feira, o Benfica, que vai a Arouca na véspera, tentará consolidar a liderança que usufrui na prova, passando a dispor de uma vantagem, ainda que provisória, de 10 pontos, sobre os principais rivais.
Perto dos passadiços pedonais do rio Paiva, a equipa de Roger Schmidt não deverá todavia ter tarefa propícia a passeio, no Estádio Municipal de Arouca. À procura de completar com total sucesso o ciclo de três encontros consecutivos no campeonato na condição de visitante - Santa Clara e Paços de Ferreira já ficaram para trás - o Benfica terá, no entanto, pela frente o teoricamente mais complicado obstáculo deste período competitivo.
A equipa orientada por Armando Evangelista está a realizar um bom campeonato e os 26 pontos já amealhados permitem-lhe usufruir de uma situação privilegiada, em relação à questão da permanência. Nesta altura, os arouquenses estão perto de assegurar o objetivo principal, sendo que o sexto lugar em que se encontram poderá valer nova presença europeia, após a estreia, em 2016/17, na Liga Europa (quatro jogos).
A equipa do distrito de Aveiro, que acabou de ser eliminada pelo Sporting (1-2), nas meias-finais da Taça da Liga, em termos de campeonato só sofreu duas derrotas (F.C. Porto e Rio Ave) nos últimos 11 jogos, sendo que averbou sete pontos em nove possíveis, nos derradeiros três desafios da prova.
Contudo, o Benfica, que reentrou mal na prova - perdeu por 0-3 em Braga - está a voltar ao ritmo da fase inicial da época, dado que entretanto só não venceu na receção ao Sporting (2-2).
Em termos de historial, houve apenas 14 jogos entre as duas equipas. O Benfica venceu 12, tendo havido ainda um empate e uma vitória do Arouca. Neste caso, um golo de Roberto, ao segundo minuto, selou um êxito histórico dos arouquenses, corria a época de 2015/16.
Vitória de Guimarães-Chaves
SPORT TV1
30/01 -
20.15 HORAS
Não era sexta-feira, 13, mas sim domingo. Porém, parece que Vitória de Guimarães e Desportivo de Chaves não conseguem libertar-se da maldição, pois já levam dois meses e meio sem saborearem triunfos. O azar vitoriano vai em oito jogos de enfiada, desde o tal êxito (1-0), na receção ao Marítimo, na 13.ª jornada. Já o jejum dos transmontanos leva sete encontros consecutivos , após o triunfo fora (2-1), com o Casa Pia, no mesmo dia e ronda.
A jogar em casa, a equipa vimaranense nunca perdeu frente aos flavienses (17 triunfos e quatro empates, em 21 jogos). Na primeira volta, o Vitória venceu 1-0 em Chaves.
Vizela-Rio Ave
SPORT TV2
29/01 -
15.30 HORAS
Situados sensivelmente a meio da tabela classificativa, ambos com 21 pontos já somados, Vizela e Rio Ave reencontram-se no Minho, após o triunfo vizelense, na primeira volta da competição, em Vila do Conde, por 1-0. Em casa, a equipa agora comandada por Manuel Tulipa venceu os últimos dois encontros (Vitória de Guimarães e Marítimo), ambos por 3-0, enquanto a formação vila-condense, que no campeonato leva quatro jogos consecutivos sem vencer, só saiu vitoriosa na visita ao reduto do Arouca (1-0), na 13.ª jornada da Liga. Depois disso e em duas visitas ao Minho, a equipa de Luís Freire empatou em Guimarães e em Famalicão (duplo 0-0). A jogar na condição de visitante, os rioavistas já amealharam no total oito pontos.
O historial de jogos entre o Vizela e o Rio Ave, maioritariamente feito nos escalões secundários, reflete grande equilíbrio nas hostilidades, com oito vitórias de cada equipa, sendo que ainda se registaram nove igualdades. Os vila-condenses nunca venceram no reduto vizelense: sete êxitos da equipa da casa e cinco empates, no total de 12 jogos. Na Liga principal, no único jogo em casa (Guimarães), o Vizela venceu por 1-0. Se o Rio Ave regista os impedimentos, ambos por lesão, de Joca e Amine, já o Vizela encontra-se na máxima força.
Marítimo-F.C. Porto
SPORT TV2
01/02 -
19.00 HORAS
O F.C. Porto só entrará em ação nesta jornada na quarta-feira, visitando o Marítimo. Então já saberá a que distância estará do líder Benfica, que na véspera joga em Arouca, mas o plano passará sempre por vencer. Com cinco êxitos nos últimos seis jogos na Liga, os dragões jogam num reduto onde têm sentido dificuldades (dois empates, em três anos). O Marítimo está na melhor fase da temporada (duas vitórias nos últimos três jogos), coincidindo com o regresso do técnico José Gomes. Mais uma dificuldade para os dragões.
Sporting-Braga
SPORT TV1
01/02 -
21.15 HORAS
Separados por oito pontos, com vantagem para o Braga, as duas equipas fazem o terceiro jogo da época, após o empate na pedreira (3-3), no início da Liga e a goleada leonina (5-0), em Alvalade, nos "quartos" da Taça da Liga. Se os minhotos reagiram bem ao desaire (cinco êxitos em outros tantos jogos), os leões têm oscilado, podendo capitalizar algum moral, se hoje baterem o F.C. Porto, na final de Leiria. Mas, na Liga, o duelo com o Braga será espécie de final, pois uma derrota deixa a equipa muito longe do pódio.