Da proibição de telemóveis a treinos antecipados: Paulo Sousa estabelece regras rígidas
O treinador português assinou pelo Flamengo há pouco tempo, mas já conseguiu fazer grandes mudanças no clube. No entanto, no Brasil, há quem não veja as novas regras com bons olhos.
Corpo do artigo
14477866
Ainda não passou um mês desde que Paulo Sousa chegou ao campeonato brasileiro, mas as mudanças já são notórias. Depois do sucesso de Jorge Jesus no "mengão" - onde conquistou uma Taça Libertadores e um Brasileirão (2019) antes de regressar ao Benfica - as atenções viram-se agora para outro treinador português e, pelos vistos, há novas regras, e bem rígidas, pelo menos em comparação com aquilo que se vivia no tempo do antecessor Renato Gaúcho.
Segundo a "ESPN", Paulo Sousa é adepto do lema "chegar cedo e sair tarde". No primeiro treino que orientou no Ninho do Urubu, o treinador português foi o primeiro a chegar e o último a sair. O horário dos treinos foi antecipado: se antes começavam às 10 horas da manhã, agora, começam duas horas antes, às oito.
Mas estas não são as únicas exigências do técnico. À semelhança do que acontecia na altura de Jorge Jesus, há um ponto biométrico à entrada no centro de treinos, no qual os jogadores serão controlados quanto às presenças nas sessões de trabalho. Quem chegar atrasado será multado. Quem faltar, terá um castigo mais severo. Vai haver, ainda, uma nova tecnologia que já está a ser testada, para facilitar a comunicação entre os jogadores e equipa técnica quanto às mudanças táticas.
Paulo Sousa obrigou, também, a uma mudança de rotinas na vida dos jogadores. Os atletas passam a ser obrigados a fazer duas refeições no centro de treinos - se a sessão de trabalho for de manhã têm de tomar o pequeno-almoço e almoçar, se for de tarde têm de lanchar e jantar - e o uso de telemóveis durante as refeições é proibido. O técnico pediu, ainda, à Direção do clube brasileiro a criação de um espaço no Maracanã onde os jogadores possam jantar após os encontros, todos juntos, ao lado das famílias, para que haja uma união de grupo.
"Ele não aguenta até ao carnaval"
As mudanças já foram muitas, mas nem todos as viram com bons olhos. As críticas aos métodos de Paulo Sousa abundam e há quem acredite que o técnico não terá uma passagem longa no "mengão".
"Não sei se este ano vai haver Carnaval, mas o Paulo Sousa não deve durar até ao Carnaval no Flamengo. Apenas chegou, tirou logo os telemóveis aos jogadores. Depois, tens estágio, jogas e ainda és obrigado a jantar no estádio logo a seguir. Mesmo que a família também esteja, quem for solteiro vai querer comer rápido e ir logo embora. Vai tratar os jogadores como bebés? O caminho não é esse", atirou o comentador desportivo Ronaldo Giovaneli.
Mas não existem apenas críticas e há também que defensa os novos métodos do treinador português. Chico Garcia, outro comentador, aplaude as regras. "Acho isso muito bom. É um treinador estrangeiro que quer implementar uma coisa que já deu certo lá fora. Concordo que ele faça exigências. O Paulo quer algo novo, não quer mais do mesmo. E isso é bom", referiu.