Os Dallas Mavericks conquistaram o primeiro título de campeões da Liga Norte-Americana de Basquetebol profissional (NBA) ao derrotarem os Miami Heats, por 105-95, no sexto jogo da final (4-2).
Corpo do artigo
A equipa de Dallas "vingou" a derrota na final de 2006, quando foi batida precisamente pelos Heats pela mesma margem, 4-2, na primeira vez que chagara à final.
O título foi conquistado no American Airlines Arena, em Miami, onde os Mavericks já haviam vencido os dois anteriores encontros do "playoff" da final.
A figura do jogo foi Jason Terry (27 pontos), que fez esquecer o mau arranque da "estrela" dos Mavs, Dirk Nowitzki, que tinha somado apenas dois pontos a meio do encontro, para terminar com 21.
Tal como todos os jogadores da equipa de Dallas, o alemão conquistou o primeiro título da NBA. Foi ainda designado Melhor Jogador (MVP) da final, que terminou com uma média de 26 pontos e 10 ressaltos.
Uma distinção que junta às 10 chamadas para o All Stars Game e de MPV da época regular de 2006/07.
Na equipa de Miami, ficou adiado o sonho do primeiro título dos "Big Three" (Três Grandes) - Dwyane Wade, LeBron james e Chris Bosh - com a camisola dos Heat.
James e Bosh juntaram-se a Wade na equipa de Miami no verão passado e prometiam conquistar o título logo na primeira temporada juntos.
O "playoff" da final da NBA disputava-se à melhor de sete encontros, que não será necessário uma vez que os Mavericks somaram a quarta vitória.