Jogador internacional brasileiro deixa de fazer parte da galeria imortal do clube espanhol, depois de ter sido condenado a quatro anos e seis meses de prisão por agressão sexual.
Corpo do artigo
O Barcelona retirou o estatuto de lenda ao lateral Dani Alves, internacional brasileiro que realizou 408 jogos com a camisola do clube espanhol, na sequência da condenação a que foi sujeito por um caso de violação a uma jovem de 23 anos, ocorrido numa discoteca. A sentença determinou quatro anos e seis meses de prisão, uma indemnização de 150 mil euros e proibição de contacto durante nove anos com a vítima.
O antigo jogador conquistou 43 títulos pelo Barcelona, entre eles, três Ligas dos Campeões, três Supertaças de Espanha, três Mundiais de Clubes, seis títulos da La Liga, quatro Taças do Rei e quatro Supertaças de Espanha. O único que o superou no clube foi o argentino Leo Messi.
Ao longo dos seus 125 anos de história, foram 102 os futebolistas a ganharem a condição de lenda do Barcelona. O primeiro foi Joan Gamper e os últimos foram Jordi Alba, Sergio Busquets e Gerard Piqué, que recentemente saíram do clube. Agora Dani Alves, que jogou no clube catalão durante nove épocas, oito delas ininterruptas, perde o estatuto lendário.