Daniel Sousa: "Estamos à procura de proporcionar aos adeptos do Braga um futebol atrativo e ofensivo"
Daniel Sousa foi esta sexta-feira apresentado como novo técnico do Braga. Mostrou-se nervoso, mas, num tom bem-humorado, confessou ter muita vontade de trabalhar. " Ainda falta um mês para os jogadores regressarem, mas eu ficaria muito contente se fosse já amanhã ", atirou.
Corpo do artigo
"Para mim é uma grande honra estar aqui hoje. Queria agradecer, em primeiro lugar, ao Presidente, pela confiança que tem em mim. Como vimos, este clube representa todo um projeto que não se resume à equipa principal. O que posso prometer, desde já, é trabalho, trabalho e trabalho. Faremos tudo para vencer o máximo de jogos possível", começou por dizer Daniel Sousa na apresentação enquanto novo técnico do Braga.
E acrescentou: "queria agradecer a toda a estrutura e deixar uma palavra de apreço ao mister Rui Duarte, pela imagem de sacrifício e força que transmitiu para toda a equipa. Essa é uma imagem que queremos passar para todos", referiu.
"Estou nervoso, mas também contente por representar este clube que representa uma região com valores com os quais me identifico bastante: humildade, trabalho, sacrifício e trabalho. São coisas que me caraterizam e vão caraterizar esta equipa, a partir do momento que estou ao leme dela", apontou Daniel Sousa.
Na sequência, o novo técnico dos arsenalistas mostrou muita vontade de colocar mãos à obra. "Estou com muita vontade de começar a trabalhar. Ainda falta um mês para os jogadores regressarem, mas eu ficaria muito contente se fosse já amanhã [risos]. Obviamente que sei que os jogadores precisam de descanso, mas estou muito ansioso para começar esta nova etapa da minha carreira", comentou, referindo que a fasquia passa por "ganhar todos os jogos possíveis".
Já o novo ADN dos bracarenses está bem definido pelo novo técnico. "Aquilo que sempre procurei nas equipas por onde passei, foi dar alguma identidade e personalidade que parte muito da construção do plantel. Estamos à procura disso para proporcionar aos adeptos do Braga um futebol atrativo, ofensivo, obviamente com os seus equilíbrios, mas, sobretudo, a procurar um futebol ofensivo", atirou.
Quanto à defesa, o essencial não será reforçar o setor, mas sim "trabalhar a parte defensiva". "Obviamente que há coisas a melhorar, como também ofensivamente, não é por a equipa do Braga ter sido bastante eficaz nos golos marcados. Sabemos que há um trabalho defensivo a fazer. O equilíbrio é uma parte determinante para a construção de uma ideia de jogo", argumentou.
Daniel Sousa explicou, ainda, que a experiência de Maxi Pereira traz muitas valências para o corpo técnico. "O Maxi traz sobretudo um currículo invejável, uma experiência muito grande no panorama futebol nacional e internacional, um dos mais utilizados na seleção do Uruguai. O que procuramos no Maxi, e que ficou claro nas conversas que tivemos com ele, é que ele em algumas situações nos indique caminhos mais rápidos para chegar a certos sítios, em vez de irmos numa volta maior, ele pode levar-nos por caminhos mais rápidos onde queremos chegar", explicou.
Por fim, não quis falar muito do mercado, mas perspetivou este como o maior desafio da carreira. "É um grande passo para mim e para o meu staff. No entanto, este é um passo que ambicionávamos e que trabalhámos para chegar. Este é um palco que todos os treinadores, acredito, queiram estar. As condições de trabalho aqui são excelentes", finalizou.