Danilo, jogador do F. C. Porto, com um golo aos 24 minutos, abriu o caminho da vitória (3-0) do Brasil sobre a Nova Zelândia, que garantiu aos brasileiros o primeiro lugar do Grupo C do torneio olímpico de futebol. No St. James Park de Newcastle, outro portista, Alex Sandro, também foi titular e, à semelhança do companheiro dos dragões, exibiu-se em bom nível, até ser injustamente expulso.
Corpo do artigo
Jogando no miolo do meio-campo, uma posição que não lhe é habitual, Danilo esteve acertado a defender e atacar. O golo resultou de uma jogada em que participou Alex Sandro. Ambos combinaram com Leandro Damião e este fez o passe que isolou Danilo para um golo muito aplaudido pelos 30 mil espectadores que acorreram ao St. James Park.
Em tarde inspirada, e depois de lançar duas jogadas perigosas de Neymar, Alex Sandro construiu o segundo golo, numa tabelinha com Marcelo e respetivo cruzamento para Leandro Damião.
Na segunda parte, o Brasil continuou a dominar intensamente e marcou mais um golo, por Sandro, após livre da esquerda, cobrado por Marcelo. Com o triunfo no bolso, o Brasil desacelerou e o jogo ficou incaracterístico. Foi nessa fase que Alex Sandro foi expulso, por discutir uma decisão do árbitro gambiano.
Com este triunfo, o terceiro na campanha olímpica, o Brasil terminou o Grupo C na frente, com nove pontos, e apurou-se para os quartos de final, que disputará no sábado, dia 4, no mesmo St. James Park onde ontem jogou. O adversário dos brasileiros sairá do trio Jápão, Marrocos, Honduras, que jogam mais tarde.