Nacional, Benfica e Liga encontraram rapidamente uma data para o recomeço do jogo da oitava jornada da Liga, suspenso devido ao nevoeiro, mas escolheram um dia (19 de dezembro) que está reservado a jogos da quinta eliminatória da Taça de Portugal. Ou seja, falta acertar tudo com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Corpo do artigo
Afinal, ainda não é 100% certo que o Nacional-Benfica seja retomado a 19 de dezembro, como anunciou a Liga. Falta o aval da FPF, uma vez que essa data está entre os dias (17 a 19) que vão acolher jogos da quinta eliminatória da Taça de Portugal.
É verdade que ainda não se sabe se Benfica e Nacional chegam até essa etapa da prova rainha, pois ainda há duas eliminatórias a disputar - a terceira entre 18 e 20 de outubro e, se passarem, a quarta entre 22 e 24 de novembro -, mas existe a possibilidade de atingirem essa fase.
Se isso acontecer, tal poderia colocar em risco o jogo Nacional-Benfica para a Liga, mas há uma exceção no calendário que, à partida, os dois clubes poderão vir a explorar. É que a FPF criou uma data alternativa para acolher jogos da quinta eliminatória (3, 4 ou 5 de dezembro) que envolvam clubes participantes na Liga dos Campeões, como é o caso do Benfica, ou na Liga Europa. Contudo, para que isso seja possível, os clubes têm até 4 de novembro para manifestarem à FPF o desejo de antecipar o jogo da Taça de Portugal. Ou seja, Nacional, Benfica e Liga precisam da anuência da FPF, para que o jogo da Choupana seja retomado a 19 de dezembro. Se nem Benfica nem Nacional chegarem à quinta eliminatória, o problema está naturalmente resolvido. Para já, é preciso o pedido à FPF, que, sabe o JN, ainda não foi contactada nesse sentido.