Luís Gomes vence 3.ª etapa do Grande Prémio JN, mas a festa maior foi de Tomas Contte, que vestiu de amarelo em Gondomar.
Corpo do artigo
A luta pela camisola amarela do Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc continua ao rubro, e ao terceiro dia revelou Tomas Contte (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho) como o novo líder da corrida. O argentino, de 26 anos, fez uma gestão inteligente da etapa, bonificando na primeira meta volante do dia e também na chegada a Gondomar, onde foi segundo, apenas superado por Luís Gomes (GI Group/Simoldes/UDO), outro dos protagonistas da etapa ao vencer o sprint final.
Com as bonificações, Contte superou o anterior líder, Pedro Silva (ABTF), agora segundo da geral, com mais sete segundos que o argentino, enquanto Nicolas Tivani, compatriota e colega de equipa de Contte, ascendeu ao terceiro lugar, a mesma posição em que concluiu a etapa, a oito segundos do novo líder. Apesar destas mexidas, as diferenças continuam muito pequenas, pois no top-15 ninguém está a mais de 19 segundos da amarela.
Pelotão não facilitou
Percebendo-se que com margens tão curtas todas as movimentações podiam fazer a diferença, a etapa começou agitada, com várias tentativas de fuga em busca de capitalizar preciosos segundos nos pontos intermédios.
A escapada mais consistente surgiu aos 34 quilómetros, com David Dominguez (Aviludo/Louletano/Loulé) e Julius Johansen e Jaime Castrillo (Sabgal/Anicolor) a trabalharem em conjunto para se destacarem do pelotão, tendo chegado a ter mais de 2.40 minutos de vantagem. A aventura do trio começou a perder força assim que ABTF/Feirense assumiu o comando da perseguição, e mesmo antes de uma neutralização, devido a óleo na estrada, a investida foi-se gorando até acabar a 20 quilómetros do fim.
Nessa fase, Carlos Salgueiro (AP Hotels/Tavira/Farense) ainda tentou um ataque a solo, mas foi absorvido à entrada dos últimos quatro mil metros, quando as principais equipas forçaram uma chegada ao sprint, que Luís Gomes rematou com emoção.