Há dois jogos que hão de figurar para sempre na página mais brilhante da história do Salgueiros e o ex-guarda-redes Jorge Madureira pode orgulhar-se de ter feito parte deles. Falamos da época 1991/92 e dos dois encontros que a equipa nortenha disputou na 1.ª ronda da então Taça UEFA, frente aos franceses do Cannes, onde despontava... Zidane.
Corpo do artigo
"Lembro-me que os salgueiristas foram todos de camioneta a França, mas acabámos por sofrer um golo nos últimos minutos [após vitória por 1-0 na primeira mão] e fomos eliminados nos penáltis", lamenta o atual treinador de guarda-redes, enquanto exibe o porta-chaves que o clube ofereceu na altura e que fez questão de guardar até hoje.
E se garante que guarda com carinho as passagens por Leixões, Boavista, Viseu e Rio Ave, é no imaginário salgueirista que encontra outra grande recordação: a subida de divisão de 1989/90. "Tinha pedido ao treinador para não jogar, porque o meu pai tinha sido operado por causa de um problema grave, mas ele quis que eu jogasse. E correu bem", congratula-se.
O que não correu bem foi um certo jogo com o Penafiel, no escalão principal. "Quis dar uma de Higuita [antigo guarda-redes colombiano], dominei a bola no meio-campo e não vi que tinha acabado de entrar um jogador que estava a ser assistido. Tirou-me a bola e depois, claro, com a baliza toda aberta, foi só marcar", relembra, conformado.
Passe Curto
Nome: Jorge Manuel Veloso Madureira
Naturalidade: Matosinhos
Idade: 58 anos (20/12/1958)
Clubes que representou: Leixões, Boavista, Viseu, Salgueiros, Rio Ave
Principal título: um título nacional do segundo escalão