Corredor espanhol da AP Hotels-Tavira-SC Farense foi o mais forte na 5.ª e etapa rainha e ao vencer na chegada à Torre, no topo da Serra da Estrela, assume a liderança da Volta a Portugal.
Corpo do artigo
Delio Fernández, espanhol de 37 anos, é o novo líder da Volta a Portugal, reinando no primeiro grande teste da prova, na subida à Serra da Estrela, numa demonstração de força que teve dupla recompensa.
Além de vencer a etapa, o ciclista da AP Hotels-Tavira-SC Farense veste a camisola amarela, com cinco segundos de vantagem para o o suíço Colin Stussi (Team Vorarlberg), e 10 para o espanhol Txomoni Juaristi (Euskaltel-Euskadi), que, pela mesma ordem, completaram o pódio do dia.
Num novo reordenamento da classificação geral, os homens da Glassdrive-Q8-Anicolor, apontados como principais favoritos, não se conseguiram destacar, com Frederico Figueiredo a ser o melhor, terminando a etapa em nono, o mesmo lugar que ocupa na geral, mas com 1.22 minutos de atraso para Delio Fernández.
O companheiro de equipa Mauricio Moreira, vencedor na edição do ano passado, está definitivamente fora da luta pela vitória, depois de ter quebrado, fisicamente, a 20 km da meta, e chegado com vários minutos de atraso e precisando de assistência médica.
O melhor português na classificação geral é Henrique Casimiro (Efapel), a 41 segundos do camisola amarela.
Esta terça-feira há nova ronda de dificuldades, com uma etapa “rompe-pernas”, entre Penamacor e Guarda, de 168,5 quilómetros.