Derlei: "F. C. Porto colocou o futebol português na prateleira mais alta da Europa"
O avançado brasileiro foi um dos maiores protagonistas da final de Sevilha, ao marcar dois golos e realizar uma das melhores exibições da sua carreira, num jogo histórico para o F. C. Porto.
Corpo do artigo
Autor de dois golos na final de Sevilha, Derlei recordou os dois golos marcados, que ajudaram a decidir uma final que o enche de orgulho e marcou não só o F. C. Porto, como o futebol português. "Recordo-me muito bem dessa final, tenho isso muito vivo na memória e quando puxamos por ela percebemos que já são 20 anos e que tudo passa muito rápido. Mas foi um orgulho enorme para mim fazer parte daquela equipa e daquele grupo de trabalho, vestir a camisola do F. C. Porto e representar o futebol português numa final como aquela", comentou Derlei.
Para o "ninja" este troféu internacional conquistado fica como um dos mais importantes na carreira. "Individualmente, tenho um orgulho enorme em ter colaborado com dois golos naquela final, o Alenichev também marcou, mas para além dos golos, o título foi o mais importante. Conseguimos elevar o F. C. Porto, mas também o futebol português, que colocamos na prateleira mais alta da Europa", sublinhou.
A dimensão do feito só começou a desenhar-se na cabeça dos protagonistas com o tempo, porque os festejos duraram até ao regresso ao antigo Estádio das Antas. "Depois do jogo todos comemoramos, mas nem tínhamos muita noção do que tinha acontecido, estávamos eufóricos, com a adrenalina lá em cima. Quando chegamos ao Porto é que começamos a perceber a dimensão, chegamos de madrugada e ainda havia adeptos à nossa espera. Para um atleta isso é muito gratificante, porque trabalhamos para eles, para o clube e para os adeptos, porque são eles que nos dão a motivação todos os dias para vencer", acrescentou.