Alex Aranburu venceu, esta quarta-feira, a terceira etapa da Volta ao País Basco, mas o ciclista da Cofidis foi desclassificado por fazer uma rotunda pelo lado errado e a decisão dos comissários elevou João Almeida a terceiro na tirada, com o português da UAE a manter o segundo posto da classificação geral.
Corpo do artigo
Os 156,6 quilómetros entre Zarautz e Beasain tiveram muita montanha e João Almeida foi um dos protagonistas, assumindo um ataque após a última dificuldade do dia que lhe permitiu ganhar tempo aos rivais.
O triunfo na etapa chegou a ser uma possibilidade muito forte, mas o ciclista das Caldas da Rainha cometeu um erro de cálculo numa rotunda, teve uma ligeira saída de estrada e foi apanhado pelo grupo dos favoritos.
Aranburu foi o primeiro a cruzar a meta, mas o espanhol acabaria desclassificado, o que deu o triunfo a Romain Grégoire, com o camisola amarela Maximilian Schachmann a ser segundo e João Almeida terceiro.
Schachmann garantiu, assim, seis segundos de bonificação, contra os quatro de Almeida, o que significa que o alemão da Souda-Quick Step tem, agora, dois segundos de vantagem sobre o português da UAE Emirates.