Depois de várias reuniões e retrocessos, a Liga de Futebol Profissional e a Associação de Futebolistas Espanhóis chegaram finalmente a acordo para terminar a greve, que provocou o adiamento da primeira jornada das duas primeiras divisões. Os dois campeonatos principais iniciam-se assim no próximo fim-de-semana.
Corpo do artigo
O acordo foi alcançado esta quinta-feira, ao final da manhã, após seis reuniões sem conseguir o entendimento entre as duas partes. Dirigentes do sindicato dos jogadores e da Liga voltaram à mesa de negociações na quarta-feira à tarde e a reunião arrastou-se até às 05.30 horas da madrugada.
O sindicato anunciou a desconvocação da greve, a quarta na história do futebol espanhol desde 1984, porque a Liga garantiu o pagamento de 50 milhões de euros relativos a salários em atraso, a cerca de 200 futebolistas.
As duas partes alcançaram também um acordo que permite aos jogadores rescindirem os contratos, caso não recebam os respectivos ordenados.
A primeira jornada dos campeonatos, que foi adiada devido à greve, será agendada para Dezembro ou Janeiro, no final da primeira volta. A temporada oficial de futebol em Espanha inicia-se assim com a segunda jornada, no próximo fim-de-semana.