Pinto da Costa, a "luta sem fim" do F. C. Porto e o elogia ao diretor de Comunicação, Dragão de Ouro para Funcionário do Ano.
Corpo do artigo
"Competência, Rigor, Ambição, Paixão". Quatro alicerces sempre identificados para o sucesso do F.C. Porto e sempre exaltados na gala dos Dragões de Ouro. E mais um pilar, o da consagração pessoal, ou o "exemplo da dedicação", como Pinto da Costa enalteceu o diretor de comunicação que revelou o suposto envolvimento do Benfica em casos de corrupção no futebol. "Desculpa, Francisco! Mas não pude agradecer-te por email. Não tenho", disse o presidente dos Dragões.
8872659
Já agora, também uma trindade, "Amor, paixão, virtude", que Pinto da Costa decalcou vezes sem conta no discurso de encerramento da gala dos Dragões de Ouro, uma cerimónia de grande exaltação portista, decorrida nesta noite de quarta-feira e que, na encruzilhada da história, deixou para as batalhas que correm um grito audaz: "O F.C. Porto está numa luta sem fim", disse o presidente do F.C. Porto.
"Vive-se aqui o presente, projeta-se aqui o futuro, mas regresso a um passado recente para evocar três dragões: D. António Francisco dos Santos, o nosso querido bispo do Porto; o senhor Válter Morais, que durante muito tempo foi meu dirigente; e o senhor Emílio Macedo, um grande portista de Chaves, um homem bom, sempre presente no dia-a-dia do F.C. Porto", recordou Pinto da Costa.
Nesta transversalidade, a 30.ª edição dos Dragões de Ouro foi uma gala de homenagem a personalidades portistas de vários tempos e gerações. Ídolos dos estádios, de outrora e de hoje, de Américo a Brahimi, e do ecletismo do F.C. Porto, como o ciclista Raúl Alarcón, vencedor da Volta a Portugal, todos, incluindo os mais novos, de Diogo Dalot (Jovem Atleta do Ano) a Galeno (Atleta Revelação), muito elogiados pelo presidente do F.C. Porto.
Entre as personalidades premiadas com o Dragão de Ouro, um "ídolo de infância", como Pinto da Costa se referiu a Américo Lopes, simplesmente "O Américo", como ficou conhecido um dos maiores guarda-redes da história do F.C. Porto e do futebol português. "Um homem que vive o clube com o amor que vimos neste palco", disse Pinto da Costa sobre o cidadão que hoje conta 84 anos e que, no anos 1950 e 1960, foi campeão nacional, vencedor da Taça de Portugal e guarda-redes da seleção nacional.
Nesta pontes todas, o presidente do F.C. Porto viu outra passagem, "uma herança", como chamou ao testemunho transmitido por Madjer a Brahimi, que não é só uma transmissão argelina. "Brahimi é merecedor deste prémio. É um grande jogador e um digno sucessor da lenda de Madjer", elogiou Pinto da Costa.
O presidente do F.C. Porto ainda louvou os campeões do triplete do hóquei em patins, do treinador Guillem Cabestanny ao "capitão" Hélder Nunes, e mais dois galardoados ligados ao bilhar, Daniel Sanchez, campeão mundial e europeu, e Alípio Jorge, premiado com o Dragão de Ouro para Dirigente do Ano.