Cinco anéis gigantes representativos do Jogos Olímpicos desceram, esta terça-feira, parte do rio Tamisa em Londres para marcar os 150 dias que faltam até ao acontecimento na capital inglesa.
Corpo do artigo
A Tower Bridge, ponte ícone da cidade, levantou de propósito para deixar passar os anéis, de 11 metros de altura por 25 metros de largura, foram transportados num barco.
A iniciativa foi organizada pela Câmara de Londres para divulgar uma série de eventos culturais para o verão, de 21 de julho a 9 de setembro.
Todos serão gratuitos e servirão para complementar o festival de artes previsto pela organização dos Jogos Olímpicos.
Alguns serão atuações surpresa por artistas que irão transformar locais inesperados da cidade enquanto em vários espaços públicos serão realizadas ações culturais ao ar livre, como concertos, teatro e obras de arte temporárias.
Um dos destaques será uma ópera criada por Terry Jones, membro do grupo Monty Python, num canal de água londrino.
Ecrãs gigantes serão ainda colocados nos espaços verdes de Hyde Park e Victoria Park e na praça pública de Trafalgar Square, no centro da cidade, para acompanhar as competições.
O Mayor de Londres, Borid Johnson, explicou que os enormes anéis de cor amarela, vermelha, preta, verde e azul foram a forma "original" encontrada para mostrar o que a cidade vai fazer.
"Durante os Jogos não vai ser apenas possível observá-los mas vão acostar em diferentes pontos e será possível montar em bicicletas e pedalar e por um processo miraculoso jatos de água surgirão em redor dos anéis", gracejou.
Mais "a sério", acrescentou que "esta é uma forma de mostrar que, a 150 dias do início, os preparativos estão avançados e que estes Olímpicos estão dentro do prazo e do orçamento".
Além de milhares de atletas e as respetivas comitivas e os sete milhões de habitantes da zona metropolitana de Londres, a cidade conta receber um milhão de visitantes diariamente.
Os Jogos Olímpicos decorrem entre 27 de julho e 12 de agosto e os Jogos Paralímpicos entre 29 de agosto e 9 de setembro em Londres.