Patinagem artística do SC Coimbrões atrai muitos jovens atletas e é uma marca de sucesso
Corpo do artigo
O SC Coimbrões tem uma marca muito própria no futebol e no basquetebol, mas agora tem outra modalidade que está a despertar várias paixões entre os 70 jovens praticantes, a patinagem artística. Vê-los em ação é como estar a observar obras de arte em movimento e, curiosamente, como toda a arte esta também se torna cara para quem deseja participar em competições. "É uma modalidade cara por si mesmo, ainda para mais quando se está a iniciar. Basta lembrar que um fato de competição custa 150 euros", explica Pedro Santos, diretor da modalidade no SC Coimbrões.
Além disso, um preconceito ligado historicamente à patinagem artística é associá-la a um universo "predominado pelo sexo feminino", considera Sónia Marques, co-diretora da secção. A prova disso é que o clube gaiense apenas tem um atleta masculino a praticar a modalidade, mas nesse aspeto o SC Coimbrões está a fazer "um esforço" para quebrar as barreiras e "trazer meninos" para o clube. Em parte, segundo os responsáveis, o factor coreográfico inerente à modalidade "afugenta" os rapazes por se tratar de algo parecido com o ballet.
O clube gaiense tem alguns nomes de destaque como Inês Igreja, que já representou "a um bom nível" a seleção portuguesa, além de ter vários atletas que conquistaram as mais diversas medalhas em campeonatos nacionais. Os factos são realçados num desporto em que "o treino e a disciplina" são fundamentais para se alcançar o sucesso, segundo explica Pedro Santos.
Para além das redes sociais e de todos os meios de divulgação, a patinagem artística "teve um grande crescimento com uma série televisiva chamada Luna". Ora esta série, que apenas pretendia retratar a vida de uma adolescente espanhola que tinha como grande paixão os patins, contagiou muitas jovens também em Portugal que passaram a procurar a modalidade. O clube gaiense também agradeceu.
Pedro Santos, um dos seccionistas do SC Coimbrões, convidou todos os interessados a virem experimentar a patinagem artística: "Trata-se de um grande desafio e, para além disso, é uma modalidade que cativa como poucos outros desportos. Isto dito por mim, que vim do andebol".