Associação dos Antigos Alunos, de Ponta Delgada, luta contra a falta de competitividade na ilha.
Corpo do artigo
São 102 anos de história que a Associação dos Antigos Alunos já soma no álbum de memórias. Há páginas de sedução e encanto no início do percurso, com passagens pelo principal escalão da modalidade, mas, nos últimos anos, as dificuldades têm sido maiores e, por isso, há mais espinhos cravados nas rosas.
A persistência, raça e vontade de fazer melhor levam o clube açoriano a alcançar resultados improváveis, como aconteceu, recentemente, com a equipa de sub-16, no famoso torneio "Maia/Brenha Cup", que decorreu em Espinho e juntou diversos jovens apaixonados pelo voleibol.
Na grande final do torneio, a Associação dos Antigos Alunos bateu a formação do São Mamede B, depois de ter estado a perder, por 2-0. Uma recuperação fantástica que valeu uma taça, numa tarde memorável.
"Os miúdos nunca duvidaram das capacidades e deram a volta ao jogo. Senti que isso ia acontecer. Somos uma autêntica família e quando estamos bem, unidos, é difícil alguém nos ultrapassar", explicou, ao JN, Tiago Melo, treinador da formação açoriana.
Na primeira fase da competição, as equipas já se tinham defrontado, com a vitória a pender para o lado mamedense. No jogo decisivo, a felicidade sorriu aos açorianos, que durante a época tiveram de apelar à criatividade para combater a falta de competitividade na ilha. "Treinámos contra equipas femininas e com escalões mais velhos. Além disso, tentámos ao máximo conviver uns com os outros", salientou o técnico, dando como exemplo a presença num evento de paintball, que serviu para "reforçar os laços entre o grupo".
Numa época marcada pela conquista do título regional e uma saída precoce da corrida pelo título de campeão nacional, o técnico destaca o espírito de sacrifício da equipa : "Não é fácil trabalhar em condições isoladas, é um desafio aos níveis de foco e motivação, mas esta geração é fantástica e soube fazer das fraquezas forças".
Tiago Melo ressalva que as portas do clube estão abertas a todos: "Somos um clube familiar, que procura tirar o melhor de cada um. Aliamos a vertente desportiva ao bem-estar e diversão".
Depois de um final em alta, a Associação dos Antigos Alunos procura alargar o bom momento para 2022/23 e continuar a sorrir.
Bilhete de identidade
Nome: Associação
dos Antigos Alunos
Fundação: 19-06-1959
Atletas na formação: 100
Os atletas
Samuel Gomes, 16 anos
Temos um grupo fantástico e foi isso que nos levou a terminar a época com um troféu na mão. Fomos atrás do resultado e mostrámos do que somos feitos
Miguel Cabral, 16 anos
A entreajuda desta equipa é inigualável. Fizemos muitos sacrifícios ao longo da época, mas valeram a pena. No final, conseguimos brilhar
Martim Lopes, 16 anos
Trabalhámos bem durante o ano e construímos laços que fazem a diferença no campo. É muito bom levar uma taça para os Açores