O mercado nacional teve um dia agitado, pois chegou uma nova fornada de reforços a clubes como Vitória de Guimarães, Gil Vicente ou Leixões. Lá fora, o PSG tem um problema em mãos, devido à intransigência de Mbappé em renovar.
Corpo do artigo
Chegou reforço ao Castelo
O Vitória de Guimarães anunciou a contratação de Adrián Butzke, que assinou contrato com os vitorianos até 2026. O avançado, de 24 anos, representou o Paços de Ferreira nas últimas duas épocas, por empréstimo do Granada, tendo participado em 43 partidas, nas quais fez oito golos.
Nas primeiras declarações como vitoriano, Butzke considera que este é "um grande passo" na carreira e está preparado para a responsabilidade acrescida. Considera-se um jogador aguerrido e tem uma forma curiosa de se descrever. “Tenho essa fúria [espanhola]. Em campo tudo muda: transformo-me. Tenho a fúria espanhola e a alemã. O meu pai é alemão. Aprecio muito, aliás, a componente física do futebol alemão. O futebol em geral tem cada vez mais essa característica. É uma guerra no bom sentido”, explica o espanhol.
Barcelos tem novo craque
O Gil Vicente anunciou a contratação do defesa direito Thomas Luciano, oriundo do Grémio. O jogador, de 21 anos, que também pode atuar como central ou médio defensivo, assinou um contrato de três temporadas e já integrou os trabalhos da equipa gilista.
Thomas fez toda a formação no Grémio e estreou-se esta época pela equipa principal, tendo participado em oito partidas. Nas primeiras palavras como jogador do Gil Vicente, o defesa mostrou-se entusiasmado com a primeira experiência na Europa. “Jogar na Europa é uma experiência muito diferente que todos os jogadores brasileiros querem e, desde que surgiu esta proposta, disse que queria vir para evoluir. Espero ser mais um a somar para o sucesso do Gil Vicente e deixar os adeptos orgulhosos”, disse.
Bebés do Mar reforçam-se em dose dupla
Em Matosinhos, o mercado continua agitado e chegaram mais dois reforços. Danrlei, central brasileiro de 28 anos, é a mais recente contratação do Leixões para a nova temporada. O jogador foi um dos destaques da Sanjoanense na época passada, tendo brilhado pelos relvados da Liga 3.
O defesa assinou por duas temporadas e mostrou-se feliz com a nova casa. "Identifico-me muito com o Leixões. É feito por um povo lutador, trabalhador e tem um estádio com uma energia diferente. Aqui, a bancada tem peso e quem veste esta camisola tem de lutar sempre nos limites. Sou um jogador com alma e que nunca desiste. Vou dar tudo pelos ideais do clube", afirmou.
Além de Danrlei, foi oficializada a contratação de Moshood. O avançado, de 19 anos, esteve a rodar na equipa B matosinhense, por empréstimo do Remo Stars, e os leixonenses avançaram para a contratação em definitivo. O clube fica com 50% dos direitos económicos e rubricou um contrato com o nigeriano válido para as próximas três temporadas. Na última época, Moshood apontou 20 golos em 15 jogos, divididos por equipa B e sub-19.
Um problema em mãos e uma contratação de luxo
Em França, o PSG vive momentos atribulados. No dia em que oficializou a contratação de Asensio, tem um problema com Mbappé em mãos.
Segundo a RMC Sport, o Paris Saint-Germain já definiu um preço para a venda de Kyllian Mbappé, colocando a possibilidade de abdicar do jogador, já neste mercado de transferências, por 200 milhões de euros.
O contrato do francês, de 24 anos, termina em junho de 2024 e o avançado já informou que não pretende acionar a cláusula que prolonga a ligação com o PSG até 2025. Confrontado com a hipótese de ver um dos melhores jogadores do Mundo sair a custo zero no próximo verão, o presidente dos parisienses Nasser Al-Khelaifi, já deixou a garantia que isso não é uma possibilidade e fez uma espécie de ultimato a Mbappé.
Arsenal renova com Nelson e despede-se de Xhaka
Os "gunners" renovaram contrato com Reiss Nelson, que está no plantel principal desde 2019 e estava em fim de contrato. O extremo assinou novo vínculo até 2027 e, embora não seja titular indiscutível, foi bastante elogiado pelo treinador Mikel Arteta. "Tem uma capacidade tremenda e é um entusiasmante talento ofensivo. O Reiss sabe o quão importante é para o nosso plantel com a qualidade que tem", afirmou o técnico. Na última temporada, Nelson participou em 18 jogos, embora só tenha sido opção inicial em cinco partidas.
Em sentido contrário está Granit Xhaka, jogador que divide o coração dos adeptos do Arsenal. O médio, de 30 anos, transferiu-se para o Leverkusen, tendo assinado contrato até 2028, como divulgou. A equipa inglesa vai receber 25 milhões de euros pela transferência. Xhaka estava no Arsenal desde 2016 e fez 225 jogos, nos quais marcou 17 golos e somou 24 assistências.
Experiência aterra em Madrid
Outra das novidades do dia é a transferência de Cesar Azpilicueta para o Atlético de Madrid. Após uma despedida emocionada do Chelsea, clube que representou durante 11 temporadas, o defesa espanhol, de 33 anos, regressa a Espanha, onde assinou um contrato válido por uma época, até 2024.
Azpilicueta jogou ainda no Osasuna e no Marselha, antes da aventura por Terras de Sua Majestade.