O atleta Diogo Craveiro, atual vice-campeão mundial, protagonizou neste sábado, no decorrer dos nacionais de patinagem, um momento histórico para a modalidade, ao tornar-se no primeiro português a executar um triplo axel, salto de dificuldade máxima, que exige uma rotação de 1260 graus. Vídeo: FPP
Corpo do artigo
"Mais do que medalhas, era um objetivo pessoal, algo que queria deixar como legado, tanto para mim, como para a patinagem em Portugal. Ser o primeiro a alcançar esse feito é especial", disse, neste sábado, Diogo Craveiro, após protagonizar um feito único, para os atletas lusos.
O patinador, de 23 anos, representa o Rolar Matosinhos e é vice-campeão do mundo.
A proeza aconteceu no Pavilhão Municipal de Custóias, concelho de Matosinhos, local onde neste fim de semana estão a decorrer os campeonatos nacionais de patinagem artística de seniores (patinagem livre) e de juniores (dança).
O denominado triplo axel, agora alcançado pelo jovem patinador, exige uma rotação de 1260 graus. Trata-se de um salto complexo e raro, que vem cimentar os feitos deste clube de Matosinhos na patinagem, ao longo de mais de 30 anos de existência.