Nadador português ganha a segunda medalha de ouro nos Mundiais, com novo recorde nacional.
Corpo do artigo
Depois de ganhar a final dos 50 metros mariposa, Diogo Ribeiro voltou a sagrar-se este sábado campeão mundial em Doha, desta vez na prova de 100 mariposa, com a marca de 51.17 segundos, novo recorde nacional. O anterior máximo (51.30 segundos) tinha sido estabelecido pelo próprio na meia-final de sexta-feira.
O nadador de Coimbra fez mais uma corrida de grande nível, com a tradicional aceleração nos metros finais, que lhe valeu ultrapassar o austríaco Simon Bucher, segundo classificado (51.28 segundos). No terceiro lugar, a fechar o pódio, ficou o polaco Jakub Majerski (51.32 segundos).
Após uma participação histórica nestes Mundiais, que ainda não terminou pois este domingo ainda compete na estafeta de 4x100 estilos, Ribeiro vai voltar a casa com duas medalhas de ouro ao pescoço e muita esperança em relação à presença nos Jogos Olímpicos. Em Paris, no próximo verão, o nadador do Benfica vai competir na prova em que acabou de ganhar o título mundial, os 100 metros mariposa, para além dos 50 e dos 100 livres (os 50 mariposa não fazem parte do programa olímpico).
Nos 50 e 100 metros livres destes Mundiais, Diogo Ribeiro não conseguiu chegar às finais, ficando-se pelas eliminatórias na prova mais curta e pelas meias-finais na segunda.