O judoca Djibrilo Iafa conquistou, esta sexta-feira, a medalha de bronze no torneio de -73 kg dos Jogos Paralímpicos Paris2024, dando a Portugal o segundo pódio do dia, depois da prata de Sandro Baessa nos 1500 metros de atletismo T20.
Corpo do artigo
No combate para atribuição do bronze, Djibrilo Iafa, que deu ao judo português a primeira medalha em Jogos Paralímpicos, bateu o brasileiro Harley Arruda por waza-ari.
O judoca português começou o torneio com uma vitória, por ippon, sobre o turco Gokce Yavuz nos quartos de final, sendo depois derrotado, também por ippon, pelo alemão Lennart Sass, sendo relegado para as repescagens.
No combate que dava acesso à luta pelas medalhas de bronze, o português, que soma a sua segunda participação paralímpica, derrotou por 'ippon' o francês Armindo Rodrigues, em apenas 21 segundos.
Com o bronze de Djibrilo Iafa, Portugal passa a somar seis medalhas nos Jogos Paralímpicos Paris2024, nos quais está representado por 27 atletas, que competem em nove modalidades.
A medalha de Iafa, junta-se à prata conseguida por Sandro Baessa, nos 1.500 metros, aos ouros de Cristina Gonçalves no torneio individual do boccia B3 e de Miguel Monteiro no lançamento do peso e aos bronzes do nadador Diogo Cancela, nos 200 metros estilos SM8, e do ciclista Luís Costa, na prova de contrarrelógio de estrada.