Lando Norris venceu, este sábado, a corrida sprint que antecede o Grande Prémio de Miami e cimentou a liderança no mundial de construtores. Numa prova atrasada pela chuva e com muitos incidentes, Oscar Piastri foi segundo para a dobradinha da McLaren e Lewis Hamilton fechou o "pódio".
Corpo do artigo
A chuva alagou o circuito citadino no estado do sol (Florida) e tramou Charles Leclerc. O monegasco apanhou um lençol de água mal saiu das boxes para rumar à grelha, embateu no muro e acabou por ficar de fora da corrida sprint.
A largada foi feita atrás do "safety car", mas as condições da pista acabaram por ditar uma bandeira vermelha e a adiar o início da corrida, cujo início foi emocionante.
Depois de ter garantido o primeiro lugar da grelha, Kimi Antonelli largou pior do que Oscar Piastri e o piloto da Mercedes perdeu mesmo a liderança para o homem da McLaren e caiu para quarto.
As 18 voltas foram emocionantes e tiveram polémica quanto baste, como aconteceu, por exemplo, com Max Verstappen. Os comissários verificaram que o neerlandês não tinha o monolugar parado no local correto da grelha, mas optaram por não atribuir qualquer punição, enquanto a pista começava a secar.
As equipas começaram a chamar os pilotos para trocarem de pneus - de intermédios para médios ou suaves -, com a Red Bull a cometer um grande erro ao deixar sair Verstappen quando Antonelli ia a entrar na boxe da McLaren. Os dois pilotos acabaram por se tocar, sem grandes consequências, enquanto um acidente entre Liam Lawson e Fernando Alonso foi a "sorte" de Lando Norris.
Numa altura em que o líder Piastri já tinha parado, o britânico estava a sair das boxes quando foi ativado o "safety car" e, assim, conseguiu saltar para a liderança, conquistando o triunfo na sprint e reduzindo a vantagem do australiano no Mundial de pilotos.
Lewis Hamilton, da Ferrari, foi um dos primeiros a parar a beneficiou disso mesmo para fechar no terceiro lugar, à frente de Max Verstappen, mas o tetracampeão do Mundo foi punido com dez segundos de penalização e ficou fora dos pontos. Alex Albon (Williams) foi quarto, George Russell (Mercedes) quinto, Lance Stroll (Aston Martin) sexto, Liam Lawson (Racing Bulls) sétimo e Oliver Bearman (Hass) oitavo.