O Vitória de Guimarães superou o Olhanense, vencendo o conjunto algarvio, por 2-0, na abertura do campeonato. Um triunfo que premiou a equipa mais audaz e que teve em Maazou a sua principal figura.
Corpo do artigo
Numa fase da época em que os treinadores ainda procuram aperfeiçoar táticas e entrosar novos jogadores, os primeiros 45 minutos foram enfadonhos para o público que se deslocou ao Estádio D. Afonso Henriques. Os vitorianos tiveram ligeiro ascendente, mas sem brilho e ocasiões de golo suficientes para chegar ao intervalo em vantagem.
A equipa de Abel Xavier, com sete caras novas no onze, não sentiu dificuldades para suster as tímidas investidas dos locais. No reatamento do encontro, com as equipas a apresentarem-se em campo com os mesmos elementos, duro revés para Abel Xavier logo nos minutos iniciais. Maazou, com uma velocidade estonteante e bom controlo de bola, chegou à área algarvia e, de ângulo difícil, ultrapassou com mestria o guarda-redes Ricardo. Um golo que deu maior tranquilidade à equipa, perante um adversário com poucos argumentos para assustar o brasileiro Douglas.
Expulsão determinante
A expulsão de Mladen complicou ainda mais a estratégia de Abel Xavier que, já em inferioridade numérica, viu Maazou revelar eficácia pela segunda vez na partida. Uma estreia para mais tarde recordar do avançado nigerino que, antes do apito final do árbitro, na altura da sua substituição, foi aplaudido de pé pelos adeptos vitorianos.