Os guarda-redes de Benfica e F. C. Porto, Anatoliy Trubin e Diogo Costa, integram o pódio dos mais valiosos do mundo. O internacional ucraniano partilha mesmo a liderança com o suíço Gregor Kobel, do Borussia Dortmund.
Corpo do artigo
De acordo com um estudo publicado pelo Observatório do Futebol (CIES), o ucraniano Anatoliy Trubin, do Benfica, é o guarda-redes mais valioso do mundo, a par do suíço Gregor Kobel (Borussia Dortmund), tendo ambos um valor estimado de transferência de 66 milhões de euros.
No último lugar do pódio, a dez milhões de euros de distância, surge Diogo Costa, dono da baliza do F. C. Porto, cujo potencial valor de transferência é fixado em 56 milhões de euros.
O top 10 conta ainda com Gianluigi Donnarumma (PSG), André Onana (Manchester United), Bart Verbruggen (Brighton), Ederson (Manchester City), Andryi Lunin (Real Madrid), Mike Maignan (AC Milan) e Giorgi Mamardashvili (Valência).
De recordar que o Benfica contratou Anatoliy Trubin ao Shakhtar Donetsk, há um ano, por 10 milhões de euros, mais um por objetivos. O internacional ucraniano, de 22 anos, tem uma cláusula de rescisão avaliada em 100 milhões de euros.
Já Diogo Costa, de 24 anos, é o dono da baliza da seleção nacional. Foi formado no F. C. Porto, com quem tem contrato até 2027, blindado por uma cláusula de rescisão de 75 milhões de euros. Recentemente, foi associado ao Chelsea e ao Manchester City.