Dois atletas da seleção francesa de râguebi que viajava pela América do Sul foram detidos, na segunda-feira, na Argentina, após uma alegação de agressão sexual.
Corpo do artigo
Hugo Auradou e Oscar Jegou, que participaram na vitória da França no teste de 28 a 13 sobre a Argentina no sábado, foram detidos em Buenos Aires e serão levados para Mendoza, onde o crime terá ocorrido.
“Hoje uma comissão da província de Mendoza está a viajar para Buenos Aires para trazê-los e proceder aos exames pertinentes”, disse Martin Ahumada, porta-voz da procuradoria de Mendoza. “Se os exames estiverem alinhados com o depoimento da vítima, a respetiva acusação será feita”, disse, em declarações à AFP.
Segundo a imprensa local, o ataque terá ocorrido no Hotel Diplomático, em Mendoza, onde os jogadores e restante equipa francesa estavam hospedados.
Os procuradores locais solicitaram a prisão imediata dos dois jogadores após a alegação.
"Se os factos forem comprovados, são incrivelmente sérios. Devemos pensar na jovem", disse o presidente da Federação Francesa de Râguebi (FFR), Florian Grill. “É o oposto de tudo o que o râguebi é, de tudo o que o râguebi faz, de tudo o que o râguebi constrói... Mas é preciso deixar que a investigação, que é necessária, aconteça”.
As detenções ocorreram um dia depois de um escândalo de racismo que fez com que o francês Melvyn Jaminet fosse expulso da seleção argentina. Jaminet aparece num vídeo a fazer comentários racistas. “Eu prometo, o primeiro árabe que eu vir na estrada, vou dar-lhe uma cabeçada”, disse Jaminet no vídeo do Instagram.
A FFR condenou os comentários como "totalmente inaceitáveis e contra os valores fundamentais do desporto". Já a ministra do Desporto francesa, Amelie Oudea-Castera, elogiou a “resposta rápida e apropriada ao medo provocado” pelos comentários do jogador.
Posteriormente, Jaminet pediu desculpa pelas declarações polémicas. “Lamento profundamente e tenho vergonha dos meus comentários”, disse Jaminet. “O racismo, em todas as suas formas, é inaceitável e vai contra tudo em que acredito. Compreendo a punição do FFR e permaneço à sua disposição para poder esclarecer este incidente".
A seleção francesa vai viajar para Montevidéu esta terça-feira, onde enfrentará o Uruguai na quarta-feira. A equipa deve regressar a Buenos Aires para um segundo teste contra a Argentina, no sábado.